Início Variedades Aos 28 anos, farmacêutica decide mudar de carreira e é aprovada na...

Aos 28 anos, farmacêutica decide mudar de carreira e é aprovada na primeira chamada de Medicina na USP

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Estudante foi monitora do Poliedro Curso por dois anos e conquistou bolsa integral por alto desempenho em 2020 

Aos 28 anos, a farmacêutica Sarah Santos de Melo decidiu transformar a sua carreira e foi aprovada em Medicina na primeira lista de chamada da Fuvest. A estudante foi monitora do Poliedro Curso por dois anos, conquistou uma bolsa integral por alto desempenho em 2020 e alcançou a aprovação na universidade dos seus sonhos. 

Sarah conta que o interesse na área de Medicina começou quando ainda era criança. “Desde os cinco anos sofro com um problema respiratório e, por isso, precisava frequentar hospitais com frequência. O Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, era quase como a minha segunda casa. Desde então, sempre me imaginei atuando como médica, ajudando a salvar vidas e cuidando de outras pessoas como fizeram comigo”. 

A alta concorrência criou uma série de receios na estudante, que, ao longo do Ensino Médio, não conseguia se dedicar totalmente aos estudos por conta da necessidade de trabalhar para ajudar a família. “Neste momento, eu precisei fazer uma escolha e decidi parar tudo para me concentrar na universidade. Fiz um ano de cursinho e entrei em Farmácia, no Mackenzie. Me formei em 2015 e comecei a trabalhar no HC, meu objetivo naquele momento. Mas, no fundo, eu ainda não me sentia totalmente completa”. 

A virada veio em 2018, quando Sarah decidiu que não queria continuar no setor. “Queria trabalhar com algo que eu gostasse e fizesse por amor. Queria algo que me fizesse levantar da cama disposta todos os dias. Então, optei por voltar a estudar. Entrei no processo seletivo para a monitoria do Poliedro Curso, que havia conhecido por meio de um amigo. Consegui passar e durante dois anos, 2018 e 2019, auxiliava os professores pela manhã, assistia às aulas e me dedicava às tardes para estudar”, diz. 

A estudante conta que foi no Poliedro onde aprendeu toda a base do conteúdo necessário para ser aprovada. “Cheguei bastante crua. Muitos acham que, por ter feito faculdade, fica tudo mais fácil. Mas não! O conteúdo é diferente e eu já tinha saído do Ensino Médio há dez anos. Precisava remodelar tudo o que sabia”, explica Sarah. 

Em 2020, Sarah prestou o Concurso de Bolsa e conquistou 100% de bolsa como aluna. Assim, conseguiu se dedicar integralmente à sua preparação para o curso de Medicina com uma rotina de estudos intensa, mas com pausas e respeitando limites. “Logo no início do ano, começou a pandemia. Foi um choque! A parte boa é que sempre fui muito disciplinada e o Poliedro ofereceu todo o suporte rapidamente. A Orientação Educacional me ajudou a criar um cronograma ideal, então, me esforçava para segui-lo à risca e cumprir o proposto para os dias, mas nunca perdi uma noite de sono. Era muito importante para manter meu rendimento”. 

Por fim, Sarah ainda deixa uma recomendação a todos que estão passando pela preparação para o vestibular: “Minha maior dica é cuidar da saúde emocional. O conhecimento técnico a gente adquire, mas o que te faz entrar na faculdade é entender como a sua mente funciona e conseguir controlar a ansiedade e o nervosismo, que se sobressaem na hora da prova. Ter estratégia e autocontrole é tão importante quando se preparar ao longo do ano”, conclui. 

Sobre o Poliedro Curso 

Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Poliedro Curso tem nos resultados dos vestibulares a comprovação da excelência de sua metodologia. 

No Vestibular 2020, obteve pelo quinto ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 54 aprovados. Os alunos do Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (74 aprovados) e 1.578 aprovações no Enem/Sisu 2020 (todos os cursos). No Vestibular 2021, o Poliedro obteve a maior aprovação do País na Medicina da Santa Casa (160 aprovados), e, novamente, a maior aprovação do Brasil no ITA (82 aprovados) e no IME (145 aprovados). Para mais informações, acesse o site https://cursopoliedro.com.br/ 

Publicidade