Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos inicia ampliação dos semáforos inteligentes

Prefeitura de São José dos Campos inicia ampliação dos semáforos inteligentes

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou nesta semana a ampliação dos semáforos inteligentes com a instalação do sistema nas regiões central e leste do município. A iniciativa faz parte do Plano de Gestão 2021/2024.

O sistema será instalado a partir da Rua Samuel Wainer, próximo da Rua Roma e do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior Um), no Jardim Augusta, seguindo pela Avenida Santos Dumont, no Jardim Paulista e contempla toda a Avenida Juscelino Kubitscheck, desde o Monte Castelo, passando pela Vila Industrial até próximo ao viaduto do bairro Vista Verde.

Os trabalhos foram iniciados com a instalação das câmeras que identificam o fluxo de veículos e a previsão é que serviço termine ainda neste mês. Na prática, o sistema identifica o fluxo de veículos por meio de câmeras, e em tempo real e de forma automática organiza o tempo do semáforo, garantindo uma melhor fluidez no trânsito e comodidade aos motoristas.

Os semáforos inteligentes são implantados principalmente em cruzamentos movimentados e por serem controlados por um software inteligente que age em tempo real, recebem alterações em todos os ciclos, mantendo o sincronismo e “onda verde” das vias.

O sistema também permite a personalização dos tempos semafóricos, ou seja, no caso de imprevistos como acidentes ou obra nas vias, eles podem ser ajustados à distância pelos agentes de mobilidade que ficam no CCO – Centro de Controle Operacional da SeMob, usando a internet.

Outros locais também já receberam a modernização dos sistemas de semáforos, como a Avenida Bacabal, na região sul, o entorno do Arco da Inovação e a região do Jardim Augusta e Jardim Oswaldo Cruz.

O sistema também irá integrar a Linha Verde, corredor sustentável por onde irão circular os VLP’s (Veículos Leves sobre Pneus).

Publicidade