Início Pindamonhangaba Secretaria de Saúde de Pinda reforça cuidados no Dia Mundial da Saúde...

Secretaria de Saúde de Pinda reforça cuidados no Dia Mundial da Saúde Bucal

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba reforça cuidados sobre a higiene bucal com a distribuição de escovas de dente e cartilhas de orientação. Cerca de 6800 escovas dentárias, somando adulta e infantil, estão sendo distribuídas nos postos de saúde do município. As cartilhas disponibilizadas contêm instruções do uso correto da escova de dente e fio dental, além de dicas de economia de água durante a escovação.

A ação faz referência ao Dia Mundial de Saúde Bucal, comemorado neste dia 20 de março, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). A data alerta a população para a importância da saúde bucal, desde a infância até idades avançadas.

Publicidade

A assessora de Saúde Bucal de Pindamonhangaba, Thaylla Lopes, enfatiza orientações para manter a saúde oral. “Escovar bem os dentes, de três a quatro vezes ao dia e sempre após as refeições, utilizarmos o fio dental, creme dental que contenha flúor e uma escova adequada são essenciais”. De acordo com Thaylla, crianças, adultos e idosos exigem tratamentos específicos. “Nas unidades de saúde da família, as equipes de saúde bucal estão preparadas para o acompanhamento de gestantes, bebês, crianças, adolescentes, adultos e melhor idade, pois cada fase da vida demanda um cuidado diferenciado para a manutenção e prevenção da saúde bucal de nossa população”.

Ela ainda reforça a importância de manter bons hábitos para evitar complicações. “Vale ressaltar a importância da nossa saúde bucal, pois ela previne outros tipos de doenças. Devemos ter o hábito de uma boa higienização bucal e ter consciência que isso pode diminuir e evitar problemas mais graves e a necessidade de tratamentos invasivos”, finaliza a assessora.

“No Dia Mundial da Saúde Bucal, a mensagem que a Prefeitura de Pindamonhangaba gostaria de transmitir à população é de que hábitos corretos de higiene são o primeiro passo para a prevenção de doenças da boca e dentes, além de muitas outras doenças que começam pela má higiene bucal”, destacou a diretora de Assistência Farmacêutica e Saúde Bucal, Lidia Maria Barcha Giroldo dos Santos. Ela lembrou que a data é de grande importância para chamar a atenção das pessoas para este assunto, mas que a população precisa fazer sua parte diariamente, e que este hábito deve começar pelas crianças, por isso da distribuição das escovas de dentes e das cartilhas explicativas. “As unidades e postos de saúde da Atenção Básica dos bairros são nossos grandes aliados nessa missão de levar a saúde bucal para mais perto da população. Eles realizam um trabalho muito importante de atendimento e prevenção diretamente com os munícipes, durante o ano inteiro, e nos apoiam agora nesta data comemorativa”, afirmou.

Pindamonhangaba conta ainda com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), para atendimento de especialidades como: diagnóstico bucal, cirurgia oral menor, endodontia, odontopediatria, periodontia, pacientes especiais e prótese. O CEO fica localizado no Bairro Crispim.