Início Pindamonhangaba 20% dos idosos acima de 75 anos ainda não foram receber a...

20% dos idosos acima de 75 anos ainda não foram receber a 1ª dose da vacina contra Covid-19 em Pinda

© Reuters/Imago Imagens/Direitos reservados

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba reforçou a importância de os idosos acima de 75 anos comparecerem nas unidades de saúde para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Segundo levantamento realizado, a população estimada de idosos com mais de 75 anos no município é de 5.674. Até o dia 16 de março, 80% desse público já tinham comparecido às unidades para receber a primeira dose. Deste grupo, o município estima que mais de 1.000 idosos ainda precisem comparecer para iniciar o processo de imunização.

Publicidade

“Idosos com mais de 90 anos estimamos ter 560 e 456 já foram vacinados na primeira dose e 384 na segunda dose. A faixa etária de 85 a 89 anos já atingiu 95% de vacinados na primeira dose. Queremos atingir o índice de 100% para quem tem mais de 75 anos e pedimos que seus familiares estejam atentos”, afirmou a secretária de Saúde, Valéria Santos.

Segundo a secretária de Saúde, em breve será retomada a vacinação para os profissionais de saúde e para isso é importante que o grupo prioritário dos idosos acompanhe o ritmo de vacinação.

Nesta semana, o município está realizando a vacinação da primeira dose para 75 anos ou mais em seis unidades nos bairros (Cisas Moreira César, UBS Ipê II, ESF Cidade Nova, ESF Nova Esperança e Centro Dia Idoso no Vila Rica) e no CIAF na região central. Os idosos com 72, 73 e 74 anos devem começar a receber a primeira dose na próxima semana conforme envio de novos lotes de vacina pelo Governo do Estado.

Para os idosos com mais de 75 anos com dificuldade de locomoção, a vacinação está acontecendo com atendimento especializado. Os familiares devem levar o idoso em veículo, realizar o cadastro presencialmente em uma das cinco unidades e a vacina é aplicada drive thru no ato.

Os pacientes acamados em residência já são acompanhados pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e a vacinação está programada dentro do grupo prioritário definido pela idade. Caso algum idoso acamado não tenha o cadastro na EMAD, seu responsável deverá comparecer no CIAF (Saúde da Mulher) e preenchê-lo para ser vacinado em casa.

A segunda dose segue conforme a data estipulada na carteira de vacinação. Da população idosa com mais de 75 anos em Pinda, estimada em 5.674 pessoas, aproximadamente 2 mil pessoas, ou seja, 35% já estão totalmente imunizadas.

Ao todo, Pindamonhangaba já recebeu 13.787 doses de vacinas, tendo aplicado 12.212 (sendo 8.177 em primeira dose e 4.035 em segunda dose).