Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba adota novos protocolos para cumprimento do Plano SP

Pindamonhangaba adota novos protocolos para cumprimento do Plano SP

Em virtude da fase vermelha emergencial anunciada pelo Governo do Estado para iniciar na segunda-feira (15), Pindamonhangaba terá que adotar critérios ainda mais rigorosos para evitar aglomerações e garantir a saúde e segurança de todos. Até domingo (14), a Prefeitura de Pindamonhangaba vai definir suas diretrizes para adequação ao Plano São Paulo.

Em nota o Governo de SP informou que as medidas são fundamentais para frear alta de mortes e sobrecarga em hospitais; medidas devem restringir a circulação de cerca de 4 milhões de pessoas.

Publicidade

Com isso, medidas mais duras de restrição entram em vigor e se estendem até o dia 30 para frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus e conter a sobrecarga em hospitais de todo o estado.

A partir do dia 15, o Governo do Estado determina toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20 e 5 horas. Também fica vetado o acesso a parques. Haverá proibição completa a qualquer tipo de aglomeração, e o uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.

As escolas da rede estadual só ficarão abertas para merenda de alunos carentes e distribuição de materiais mediante agendamento prévio. Os recessos de abril e outubro serão antecipados para o período entre 15 e 28 de março. A Secretaria da Educação também vai indicar que a medida seja adotada nas escolas municipais e particulares.

A fase emergencial do Plano São Paulo mantém a fase vermelha de controle da pandemia e regulação de serviços não essenciais. Porém, para ampliar o distanciamento social e reduzir a circulação urbana, foram ampliadas as restrições de algumas atividades comerciais autorizadas na fase vermelha.

A restrição completa proíbe retirada presencial de produtos em restaurantes e lanchonetes, proíbe atendimento presencial em lojas de material de construção e veta celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas em grupo.

Lojas e restaurantes só poderão fazer entregas pelo sistema em que o consumidor recebe o produto dentro de seu veículo (drive thru), entre 5 e 20 horas, ou por serviços de entrega na residência (delivery) por telefone ou aplicativo de internet. Não haverá nenhuma restrição ao funcionamento de supermercados.

O teletrabalho será obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais. A imposição vale tanto para órgãos públicos como escritórios particulares e serviços de call center.

Publicidade