Início São José dos Campos Fiscalização de posturas inova com uso de microcâmeras em São José dos...

Fiscalização de posturas inova com uso de microcâmeras em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/CMSJC
Publicidade

Os agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) estão utilizando microcâmeras com o objetivo de garantir mais transparência durante as ações fiscais realizadas diariamente.

Foto: Adenir Britto/CMSJC

O registro das imagens também assegurará mais segurança para os fiscais, munícipes e comerciantes. O uso da nova tecnologia contribuirá, ainda, para ampliação da ações do DFPM, principalmente durante a pandemia da covid-19.

Neste primeiro momento, foram adquiridas oito microcâmeras, número que posteriormente poderá ser ampliado.

Os guardas civis municipais já utilizam este equipamento desde o ano passado. A corporação possui 20 microcâmeras.

Novas tecnologias

Os agentes públicos têm acesso aos conteúdos gravados, mas não conseguem editá-los ou apagá-los.

As imagens captadas são enviadas em tempo real para os setores de comando do DFPM e da GCM.

A modernização dos equipamentos atende uma das premissas da Administração, que é a inovação.

Apoio popular

Munícipes consultados elogiaram a iniciativa e a utilização de novas tecnologia para aprimorar o serviço prestado à população.

“Acho importante esta nova forma de atuação. Quanto mais tecnologia, melhor o serviço prestado à população”, disse a camareira Flávia Silva, que tem 38 anos e mora no São Judas Tadeu, na região sudeste.

“A Prefeitura está de parabéns por esta boa iniciativa, que vai garantir mais segurança para os fiscais e para nós que trabalhamos nas lojas”, afirmou o auxiliar de loja Matheus Silva, que tem 23 anos e reside na Vila Paiva, na zona norte.

Ações intensificadas

As ações do DFPM foram intensificadas durante a pandemia da covid-19, com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar, esta última atuando através da Operação Paz e Proteção e da Atividade Delegada.

Durante o período de um ano, desde março de 2020, foram realizadas 16.561 vistorias e cerca de 4.000 visitas para orientação de comerciantes, lojistas e clientes.

Foram atendidas ainda 15.834 reclamações e denúncias da população de desrespeito ao Plano São Paulo e aos decretos municipais e estaduais de combate ao coronavírus.

Com a publicação de novo decreto municipal no último final de semana, o valor inicial da multa subiu de R$ 5 mil para R$ 7,2 mil.

Os munícipes podem ajudar a Prefeitura denunciando aglomerações e descumprimento das regras de saúde e de isolamento social por meio dos canais oficiais: 153 (GCM) e 190 (COI/Polícia Militar).

Para encaminhar reclamações e denúncias diretamente para o DFPM, o telefone é 3901-4120, de segunda a sexta-feira, das das 8h15 às 12h e das 13h30 às 17h.

Publicidade