Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba leva programa de castração gratuita para o Bem Viver

Prefeitura de Pindamonhangaba leva programa de castração gratuita para o Bem Viver

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

O programa de castrações executado pelo Centro de Proteção e Atendimento Animal (CEPATAS) da Prefeitura de Pindamonhangaba continua em ritmo acelerado e agora chega aos condomínios do Residencial Bem Viver (Araretama). Até o momento cerca de 300 animais já foram castrados, evitando crias indesejáveis e aumento do abandono.

Esta será a terceira etapa do programa, que já beneficiou a região do Ribeirão Grande e Goiabal. No Bem Viver a castração será realizada para 100 animais e as inscrições começam na quarta-feira, dia 10 de março, a partir das 8h30, no Centro Comunitário do Condomínio Cerejeira, até o preenchimento total das vagas.

As castrações para cães e gatos realizadas pela Prefeitura acontecem por região específica a cada mês. Até o final do ano a expectativa é realizar a castração de mil animais em todo o município.

Para se inscrever o interessado deve apresentar: CPF, comprovante de endereço e cartão do Cadastro Único, pois será dada prioridade para famílias de baixa renda. Serão atendidos dois animais por residência. No momento da inscrição, o tutor do animal receberá o dia, horário e cuidados pré-cirúrgicos.

Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura receberão um microcircuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, sendo assim possível implantá-lo sob a pele. O microchip para animais contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas.

“Isso significa que os animais serão monitorados através uma plataforma doada para a Prefeitura pela My Track Pet. É como se fosse um GPS dos cachorros’, em que o microchip está atrelado ao CPF do tutor. A Prefeitura tem condições de monitorar esse animal: se ele se perder, teremos mais chances de localiza-lo ou, se por alguma razão esse animal sofreu maus tratos ou foi abandonado, nós também vamos localizar o tutor responsável”, explicou a veterinária Fernanda Mussi.

A castração previne doenças, diminui a agitação, reduz a agressividade, acaba com cios e gestações indesejadas e prolonga a vida. Mesmo que o animal não saia pra rua e só fique dentro de casa a castração faz um bem enorme para a saúde dele.

O CEPATAS informa que essa castração é exclusiva para os moradores do Bem Viver. Outros bairros do Araretama receberão a ação futuramente em data a ser divulgada.

Publicidade