Adaptação de conto brasileiro, a peça realiza seis apresentações online em sua nova temporada
O conto popular brasileiro “A Princesa de Bambuluá”, resgatado pelo pesquisador Luís Câmara Cascudo, ganha versão em formato de Teatro de Sombras no espetáculo infantil que estreia neste dia 27 de fevereiro com apresentações online e gratuitas. A produção teatral se realiza a partir do prêmio Proac Lei Aldir Blanc, e conta a inspiradora jornada de João, que com persistência e coragem, enfrenta inúmeros desafios para desencantar a princesa de Bambuluá.
O conto popular brasileiro “A Princesa de Bambuluá”, resgatado pelo pesquisador Luís Câmara Cascudo, ganha versão em formato de Teatro de Sombras no espetáculo infantil que estreia neste dia 27 de fevereiro com apresentações online e gratuitas. A produção teatral se realiza a partir do prêmio Proac Lei Aldir Blanc, e conta a inspiradora jornada de João, que com persistência e coragem, enfrenta inúmeros desafios para desencantar a princesa de Bambuluá.
Apesar de pouco conhecido, o conto proporciona uma imersão no universo do nordeste do nosso país, experiência potencializada na sua adaptação ao Teatro de Sombras. Para os idealizadores do espetáculo, “Existe uma grande importância em apresentar para o público um conto originalmente brasileiro, um resgate das histórias que foram contadas pelos nossos antepassados. Hoje muitos contos são de origem estrangeira com paisagem e personagens que não retratam nossa terra”. A temporada de 2021 de “A Princesa de Bambuluá” marca também a comemoração de 16 anos da estreia do espetáculo, que foi o primeiro a ser encenado pela Cia Quase Cinema.
No enredo, um reino encantado, pássaros, músicas, fantasia, difíceis desafios, coragem e persistência são alguns elementos desse conto de fadas brasileiro. Para dar vida a este cenário, se complementa uma produção mágica com desenhos inspirados na xilogravura, cores, sombras e trilha sonora. Assim, a Cia Quase Cinema cria uma atmosfera de cinema vivo dentro da casa de cada espectador e coloca o povo brasileiro como protagonista da história.
SERVIÇO | Espetáculo “A Princesa de Bambuluá”
Quando? Dia 27.02, sábado, às 16h Dia 28.02, domingo, às 11h e 16h Dia 06.03, sábado, às 16h Dia 07.03, domingo, às 11h e 16h
Onde? No canal da Cia Quase CinemaYouTube: www.youtube.com/CiaQuaseCinema1
Defina seu lembrete acessando diretamente o link da apresentação:
27.02, sábado, às 16h: https://tinyurl.com/PrincesaDeBambulua
28.02, domingo, às 11h: https://tinyurl.com/PrincesaDeBambulua2
28.02, domingo, às 16h: https://tinyurl.com/PrincesaDeBambulua3
06.03, sábado, às 16h: https://tinyurl.com/PrincesaDeBambulua4
07.03, domingo, às 11h: https://tinyurl.com/PrincesaDeBambulua5
07.03, domingo, às 16h: https://tinyurl.com/PrincesaDeBambulua6
FICHA TÉCNICA
Adaptação / dramaturgia – Ronaldo Robles
Direção – Ronaldo Robles e Silvia Godoy
Trilha Sonora original – Mano Bap
Cenário e Bonecos – Ronaldo Robles
Elenco – Ronaldo Robles / Silvia Godoy / Vitória Robles
Desenho de luz – Silvia Godoy
Figurino – Vera Luz e Silvia Godoy
Designer gráfico – Rafael Soares
Fotografia – Vitória Souza
Produção – Flávia Fernandes
Assessoria de imprensa – Revoada Assessoria
SOBRE A CIA QUASE CINEMA
A Cia Quase Cinema existe desde 2004, nasceu do encontro de diferentes linguagens artísticas; artes cênicas, artes plásticas, cinema, performance e dança. O teatro de sombras surge como possibilidade de expressão, uma arte milenar que encanta adultos e crianças. O convite é para que o público mergulhe no universo fantástico e onírico das sombras que falam, cantam e dançam.
A pesquisa da companhia rompeu o tradicional teatro de sombras com inovações, como: Incorporação de diferentes suportes, pesquisas de novas fontes de luz, tecnologias, trabalho do espaço cênico como elemento complexo e a ambientação das sombras do teatro para o espaço urbano. Intervir no espaço da cidade com o teatro de sombras é estar no limiar, um desafio espacial que exige um aumento significativo da consciência corporal do performer, pesquisa que move este coletivo.
SOBRE RONALDO ROBLES
Diretor, roteirista, cenógrafo, antropólogo, produtor e performer – fundador da Cia Quase Cinema de teatro de sombras e da Associação Magneto Cultural de cinema. Produziu e dirigiu 11 espetáculos de teatro e sombras.
Pesquisador da dramaturgia para o teatro de sombras contemporâneo num diálogo com o universo cinematográfico. Participa desde 2015 de projeto que leva o teatro para os campos de refugiados na Europa. Produtor e diretor do FIS Festival Internacional de Teatro de sombras/Brasil que está em sua 8a edição. É diretor e roteirista da websérie “Família Busca Fé”.
SOBRE SILVIA GODOY
Diretora, bailarina, acrobata, light designer e performer – fundadora da Cia Quase Cinema de teatro de sombras e presidente da associação Magneto Cultural de cinema. Pesquisadora da luz em cena no teatro de animação e do corpo do ator no teatro de sombras. É produtora e diretora do FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras/Brasil, produziu e dirigiu 11 espetáculos de teatro de sombras e participa desde 2015 de projeto que leva o teatro para os campos de refugiados na Europa.