Início Aparecida Em Aparecida, emoção marca primeira celebração da Romaria Virtual do Terço dos...

Em Aparecida, emoção marca primeira celebração da Romaria Virtual do Terço dos Homens

Foto: Thiago Leon
Publicidade

Emocionante! Esse foi o sentimento da Missa de Abertura da XIII Romaria Nacional Virtual do Terço dos Homens.

Com o tema ‘Terço dos Homens: No Santuário da Palavra, com Maria e José, cuidar da vida’, a primeira celebração da Romaria de 2021 reuniu na Basílica Velha, alguns homens do terço para representar fisicamente os milhares de homens e grupos de todo o Brasil.

Neste ano, em razão da Pandemia, os grupos de terço estão sendo motivados a acompanharem a programação da Romaria de suas casas, por meio da Rede Aparecida de Comunicação, Facebook e YouTube do Santuário.

A celebração das 18h, foi presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, Dom Gil Antonio Moreira.

Dom Gil iniciou a celebração convidando os homens do terço de todo o Brasil a homenagearem o Papa Francisco com suas orações, por ele ter estabelecido neste ano, o Ano de São José.

Homilia
Em sua homilia, comentou sobre o ano atípico da Romaria e afirmou: “O coração está unido e permanece unido. A pandemia não consegue atrapalhar o terço dos homens”.

Foto: Thiago Leon

Enfatizou a beleza da meditação do terço, explicando que “o terço não é só uma oração, é uma contemplação da vida de Cristo, aos olhos e no pulsar do coração de Maria”.

Sobre a temática da Romaria, Dom Gil sublinhou três destaques presentes na reflexão deste ano: a Palavra de Deus, a presença de São José e a expressão cuidar da vida.

“É importantíssimo que nós tenhamos a companhia de São José, de Nossa Senhora, ouvindo a Palavra e defendendo a vida”, disse o arcebispo.

Também recordou o tempo da Quaresma, que teve início no dia 17 de fevereiro, enaltecendo que este é um tempo especial de oração.

“Quis Deus que essa XIII Romaria caísse no início da Quaresma. Esse tempo Quaresmal é muito importante para a nossa fé, nos prepara para a festa litúrgica mais importante para os cristãos”.

Dom Gil concluiu sua reflexão pedindo a união do Terço dos Homens:

“Os milhares de homens do terço deste Brasil inteiro se unam cada vez mais. A Pandemia não pode nos vencer, para que o nosso movimento cresça, o nosso louvor cresça e nós sejamos de fato missionários da Palavra de Deus, do amor de José e de Maria, em favor da vida”.

Homenagem
Antes da benção final, o padre Antonio Maria emocionou a todos com uma homenagem a Mãe Aparecida, com a canção Nossa Senhora, do Roberto Carlos.

Missa Solene

DIA 20 (SÁBADO), ÀS 9h

No sábado (20), a programação da Romaria continua com a Missa Solene às 9h, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Participe da Romaria!
Acesse o a12.com/tercodoshomens para deixar sua intenção, cadastrar o grupo e rezar o terço em ação de graças pela Romaria, rezar a novena on-line em honra a São José e baixar imagens lindas, para compartilhar em sua redes sociais a alegria de ser devoto da Mãe Aparecida e, por meio do Terço, viver nos passos de Jesus.

Foto: Gustavo Cabral/Rosane Pereira

Terço e Consagração Solene

DIA 20 (SÁBADO), ÀS 14h

Ainda no sábado (20), às 14h, os homens de todo o Brasil poderão acompanhar pela Rede Aparecida de Comunicação, Facebook e YouTube do Santuário, a oração do Terço e Consagração Solene.

O momento contará com a participação do reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, padre Antonio Maria, padre Camilo Junior e irmão Alan Patrick Zuccherato.

Foto: Gustavo Cabral/Rosane Pereira

Missa de encerramento

DIA 21 (DOMINGO), ÀS 8h

Na manhã de domingo (21), os homens do Terço estarão unidos ao Santuário Nacional por meio da Rede Aparecida de Comunicação, para rezar e agradecer pelos três dias de oração na Casa da Mãe.

A Missa de Encerramento acontece no Altar Central, às 8h, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Foto: Gustavo Cabral/Rosane Pereira
Publicidade