Início Polícia Maritacas no telhado? O que fazer?

Maritacas no telhado? O que fazer?

Foto: divulgação/Polícia Ambiental

Primavera e Verão, época que muitas casas têm seus forros invadidos por periquitos e maritacas, que escolhem o local para construírem seus ninhos.

Conhecidas popularmente como Maritaca, elas pertencem às diversas espécies de aves da família dos psitacídeos. São aves com bico forte, voam em bandos e são bastante barulhentas.

Além de acomodar-se nos forros dos telhados para construírem seus ninhos, costumam descascar os fios elétricos nas instalações. Fazem barulho durante a noite e acabam gerando certos incômodos aos proprietários do local.

Desde o início de janeiro, a Polícia Ambiental vem recebendo vários exemplares da espécie. Normalmente são entregues voluntariamente, boa parte com seus históricos parecidos.

Entregue por um morador de Taubaté, três filhotes vieram acomodados em uma caixa de sapato. De acordo com a pessoa que fez a entrega, os pequenos filhotes foram abandonados pela mãe. Sensibilizado com a situação, o morador resolveu procurar a PM Ambiental e fazer a entrega.

Foto: divulgação/Polícia Ambiental

De acordo com o Tenente Guilherme Absay Lourenço de Lima, antes de fazer a retirada dos animais é importante entrar em contato com a PM Ambiental e passar as informações, pois a destruição de ninhos, abrigos e criadouros naturais é crime e infração administrativa.

“É preciso entrar em contato com nosso plantão e passar as informações. Mesmo dizendo que o animal foi abandonado pela mãe, posteriormente a polícia poderá ir ao local para comprovar o ocorrido”, orienta o oficial.

Os filhotes recebidos são encaminhados a locais autorizados onde serão assistidos até atingirem o tamanho e condições adequadas para serem devolvidos à natureza.

Portando, se você não quer receber a visita inesperada desses pequenos, mantenha as frestas, vãos e portas de acesso ao forro do telhado fechados.

Lembrando que nem sempre os filhotes são abandonados, muitas vezes a mãe não está junto dos pequenos no momento da observação.

Fale com a Polícia Ambiental:

Na região do Vale do Paraíba, denúncia poderá ser feita pelo telefone 190 ou direto nas unidades da PM Ambiental.

Taubaté: (12) 3621-5598
São José dos Campos: (12) 3922-3001
Guaratinguetá: (12) 3125-5520