Início Pindamonhangaba Pinda: Conselho de Patrimônio Histórico tem papel fundamental na preservação da história...

Pinda: Conselho de Patrimônio Histórico tem papel fundamental na preservação da história do município

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Obras emergenciais na Igreja São José são resultado do esforço do Conselho e de várias parcerias

Atuante na preservação da história do município, o CMPHCAAP (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba) trabalha com diversas frentes e comissões para acompanhar, fiscalizar, apoiar e sugerir melhorias, sobretudo, aos espaços coletivos.

Tem sido assim com as comissões formadas para acompanhamento de locais como: igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso; Capela de Sant’Ana; Chafariz do Padre Tobias/Tabaú; Usina Izabel; três edifícios da Fazenda Coruputuba (tombados) e o Solar da Tia Rosita. Além da igreja São José da Vila Real – que passará por obras de reparo emergencial. “Recebemos com grande satisfação esta notícia; pois podemos ver que o esforço do grupo foi coroado com êxito”, disse a presidente do CMPHCAAP, Ana Maria Corrêa Guimarães Iadeluca.

Publicidade
Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

O Conselho, que tem a função de fiscalizar os bens históricos tombados do município, criou uma comissão para acompanhar “diuturnamente, por mais de cinco anos, a evolução frente ao estado precário da edificação da igreja, por ser um bem tombado e com histórico de colapso parcial nos anos 70. Uma construção em taipas, demandando, ao longo do tempo, cuidados especiais”, explicou Ana Maria. Ela acrescentou que a comissão “formada por conselheiros tendo engenheiros especializados na sua formação, fez um trabalho intenso e detalhado da situação da igreja, com mais de 350 imagens internas e externas e concluiu com um relatório encaminhado à Prefeitura; à Mitra Diocesana; ao MP, entre outros, onde corriam os processos encaminhados pelo Conselho; resultando por parte da Mitra Diocesana a contratação de empresa especializada para levantar dados referencias quanto ao estabelecimento de valores para a licitação publicada”, destacou a presidente.

A Prefeitura de Pindamonhangaba receberá, no próximo dia 12, a documentação para a Tomada de Preço nº 01/21, que definirá a contratação de uma empresa especializada para obras na igreja São José. A intervenção visa a garantir a conservação emergencial do imóvel histórico, que necessita futuramente de uma restauração interna e externa.

“Nosso agradecimento ao secretário do Conselho: José Luis Gândara Martins que, com a sua colaboração e dedicação, temos conseguido realizar grandes feitos. Também agradecemos ao secretário Municipal de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, pela colaboração tão valiosa junto à Prefeitura. Agradecemos aos conselheiros, que incansáveis fazem o Conselho ser o orgulho do nosso município. A todos, nossos sinceros agradecimentos!”, finalizou Ana Maria.

As reuniões do Conselho são realizadas sempre na primeira terça-feira do mês, às 14 horas, na sede do Conselho – Palacete 10 de julho – rua Deputado Claro César, 33. Mesmo sendo através de plataforma virtual, o acesso é liberado ao público.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa