Início São José dos Campos Mais de 2 mil idosos acima de 85 anos são vacinados em...

Mais de 2 mil idosos acima de 85 anos são vacinados em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

2.059 idosos acima de 85 anos foram imunizados nesta quinta-feira (11) em São José dos Campos, no primeiro dia da campanha de vacinação contra a covid-19 para este grupo prioritário. A imunização prossegue nesta sexta (12) em 50 postos espalhados por todas as regiões da cidade.

A novidade da campanha foi o sistema drive-thru localizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, região norte da cidade, ao lado do Parque da Cidade. Neste posto foram imunizados 285 idosos, das 8h às 15h.

A procura foi intensa desde as primeiras horas da manhã, mas por volta das 9h30 o movimento já apresentava uma queda considerável. Da chegada ao local até a aplicação da vacina, o tempo médio de espera ficou em cerca 15 minutos, tempo suficiente para conferência da documentação, cadastro e aplicação da vacina.  

Também foram distribuídas doses para 40 Unidades Básicas de Saúde, 5 Unidades Avançadas de Estratégia Saúde da Família e 4 Casas do Idoso. A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar cerca de 3.700 idosos nessa faixa etária. Os munícipes acima de 90 anos que ainda não se vacinaram podem receber a dose.

Alívio

A primeira idosa a ser vacinada no drive-thru foi Iracema Zina Correia, de 85 anos, moradora da Vila Adyanna, região central da cidade. “É um alívio muito grande. Não é fácil viver com esse vírus sabendo que ele é perigoso. Não tenho outra palavra para definir. Nós torcemos para que todos possam tomar a vacina”, disse.

Ela e o marido Joaquim Afonso Correia, também de 85 anos, chegaram acompanhados de parentes às 4h30 no local de vacinação. “Estou tranquilo, porque todas as ações foram cuidadas devidamente. Essa oportunidade é uma grande satisfação. Agradeço por tudo que a ciência e as autoridades têm feito” disse o idoso.

Manoel Pinheiro da Costa de 85 anos, morador do Jardim Bela Vista, região central da cidade, também foi um dos primeiros a chegar ao posto volante. “É mais uma tranquilidade contra a covid. Mesmo depois de tomar a vacina temos que manter os mesmos ritos de agora, uso de máscara, isolamento, lavagem das mãos. Não podemos facilitar” disse.

Balanço

Até as 16h desta quinta-feira, foram vacinadas em São José dos Campos 26.691 pessoas, sendo 23.040 profissionais da saúde e trabalhadores dos serviços de apoio e 3.651 idosos.

Na última quarta-feira (10) chegaram mais 14.358 doses da vacina CoronaVac, sendo 11.040 destinadas para cumprir a segunda dose dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia e idosos institucionalizados e 3.318 para pessoas com mais de 85 anos.

Publicidade