Início Pindamonhangaba Vacinação de profissionais e trabalhadores da saúde no Shopping abrangerá maiores de...

Vacinação de profissionais e trabalhadores da saúde no Shopping abrangerá maiores de 40 anos

Foto: Saulo/ Fernandes Vale News
Publicidade

Vacinação de idosos acima de 85 anos continua em 5 postos de saúde

A Prefeitura de Pindamonhangaba prossegue com a vacinação contra a covid-19 e anuncia que nesta quarta-feira (10), a vacinação no Shopping Pátio Pinda será para atendimento exclusivo de profissionais de saúde e trabalhadores de apoio à saúde acima de 40 anos, das 13h às 18h.

Importante destacar que as outras categorias que já foram contempladas até aqui e por alguma razão ainda não se vacinaram, a vacinação para eles continua aberta, desde que haja disponibilidade de doses. A vacinação dos demais grupos será anunciada durante a semana.

Trabalhadores de apoio à saúde
Os trabalhadores de apoio à saúde acima de 40 anos (recepcionistas, seguranças, equipe de limpeza, cozinheiros e auxiliares de cozinha, motoristas de ambulância e outros) terão que levar documentos que comprovem que trabalham nesses locais e o termo de cadastro preenchido (www.pindamonhangaba.sp.gov.br). Além destes, serão contemplados os estagiários que comprovem a atuação do estágio em unidades de saúde.

Educadores físicos que trabalham em instituições de saúde
Também serão vacinados no Shopping Pátio Pinda, os profissionais de educação física acima de 40 anos que atuem em estabelecimentos de saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde). A comprovação poderá ser feita com os mesmos documentos exigidos para os demais profissionais da saúde: termo de cadastro preenchido (disponível no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br, clicando no banner do coronavírus no alto da página, opção vacinação covid-19), carteira profissional assinada ou holerite ou inscrição nominal do profissional no CNES ou contrato de trabalho.

Cuidadores de idosos e doulas
A vacinação dos profissionais que atuam em cuidados domiciliares acima de 40 anos: cuidadores de idosos, doulas ou parteiras, também será no shopping Pátio Pinda. Esses profissionais precisam apresentar, além do termo de cadastro, comprovante ou recibo que comprovem que exercem a atividade, em Pindamonhangaba. Importante destacar que essa fase não inclui o familiar do paciente, somente a pessoa que exerce atividade profissional reconhecida no Código Brasileiro de Ocupações (CBO).

Vacinação para idosos
A vacinação para os idosos acima de 85 anos continua nos 5 postos espalhados pela cidade: CIAF (entrada pela rua Dr. Laerte Machado Guimarães), CISAS (Moreira César), Cidade Nova, Nova Esperança e Terra dos Ipês 2. O atendimento será das 8h às 11h30, com a possibilidade de vacinação dentro do carro. Apenas no CIAF a vacinação será das 8h às 16h.

No dia 8 também foi iniciada a vacinação para idosos acima de 85 anos acamados. A Secretaria de Saúde tem o registro dos idosos acima de 85 anos acamados atendidos pelos postinhos dos bairros. Os idosos acamados que não são atendidos nas unidades de saúde dos bairros, devem fazer cadastro no CIAF, por meio de seus familiares, para solicitar essa vacinação.

Documentação dos idosos
Para se vacinar, os idosos deverão levar documento de identificação. Apenas para este público, a ficha de cadastro que está disponível no site da Prefeitura poderá ser preenchida nas unidades de saúde.

Definição de Trabalhadores de Apoio aos Serviços de Saúde
São todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

Parceria com a Unimed
A Prefeitura também está iniciando uma parceria com a Unimed Pinda, que vai aplicar as doses em seus conveniados, respeitando as determinações acima definidas pela nota técnica do Governo do Estado de São Paulo.

Publicidade