Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos antecipa vacinação de idosos acima de...

Prefeitura de São José dos Campos antecipa vacinação de idosos acima de 85 anos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai antecipar a vacinação de idosos com idade acima de 85 anos. A imunização deste público prioritário começará na quinta-feira (11) em 49 postos (40 unidades básicas, 5 unidades avançadas e 4 Casas do Idoso), das 8h às 17h.

A antecipação está sendo possível devido à baixa procura dos idosos com 90 anos ou mais. A Secretaria de Saúde reservou 3.500 doses para atender esta faixa etária da população, com base nos registros do SAMS (Sistema de Atendimento Municipal de Saúde). No entanto, até a tarde desta terça-feira (9), apenas 1.106 idosos haviam sido vacinados.

Com isso, a Prefeitura entendeu que seria possível antecipar a vacinação dos idosos com idade acima de 85 anos, por haver doses suficientes para o início da campanha. Além disso, o Governo do Estado enviou comunicado à Prefeitura informando que ainda nesta semana será enviada uma nova remessa de imunizantes. O público-alvo estimado desta faixa etária é de 3.754 idosos.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto que contenha CPF. Os idosos acamados cadastrados nas UBSs estão sendo vacinados em casa.

Racionamento

Nesta quarta-feira (10), a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais continua. No entanto, a imunização acontecerá nas unidades básicas e nas unidades avançadas das 8h às 12h. Depois deste horário, até 17h, acontecerá exclusivamente nas 4 Casas do Idoso (centro, sul, leste e norte), que também realizam a vacinação no período da manhã.

Segundo a Secretaria de Saúde, a opção por vacinar este público apenas no período da manhã desta quarta nas unidades de saúde é para evitar o risco de perda de doses. O frasco do imunizante CoronaVac/Butantan contém 10 doses com validade de 8 horas após ser aberto. O da AstraZeneca/Oxford tem a mesma quantidade de doses, porém a validade é ainda menor, de apenas 6 horas.

Nesta terça, a maioria das unidades básicas não chegou a registrar nem 10 aplicações no período da manhã. Nos 49 postos de vacinação até as 13h, apenas 136 idosos haviam sido vacinados.

Na segunda-feira (8), primeiro dia da campanha exclusiva para esse público, 970 idosos foram imunizados, entre os que procuraram as unidades espontaneamente e os que foram atendidos em casa por serem acamados.

Vacinação na quarta-feira (90 anos ou mais)

Das 8h às 12h

40 Unidades Básicas de Saúde
5 Unidades Avançadas de Estratégia Saúde da Família

Das 8h às 17h
Unidades da Casa do Idoso

Vacinação a partir de quinta-feira (Acima de 85 anos)

Das 8h às 17h
40 Unidades Básicas de Saúde
5 Unidades Avançadas de Estratégia Saúda da Família

4 Casas do Idoso
Centro – Rua Euclides Miragaia, 508, Centro
Sul – Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos
Leste – Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde
Norte – Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana

Publicidade