Início Variedades Unidades do Poupatempo na fase laranja do Plano SP voltam a funcionar...

Unidades do Poupatempo na fase laranja do Plano SP voltam a funcionar neste sábado (6)

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Vagas para atendimentos presenciais estão disponíveis no portal e aplicativo; nas plataformas digitais são mais de 120 opções 

Os postos do Poupatempo localizados em cidades que estão na fase laranja do Plano São Paulo voltam a atender de forma presencial, mediante agendamento, neste sábado (06/02). A medida atende à nova regulamentação do Governo de São Paulo, que revogou o decreto estadual que colocou todas as regiões do Estado na Fase Vermelha aos fins de semana até 07/02. 

É importante reforçar que os atendimentos nas unidades são realizados somente com escolha de data e horário, por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital. Para evitar o risco de contágio da Covid-19, os postos abertos trabalham com capacidade reduzida e seguindo os protocolos sanitários.  

Neste momento, são oferecidos presencialmente apenas os serviços que dependem do comparecimento do cidadão para serem concluídos, como primeira via do RG, transferência interestadual e mudança na característica de veículo.  

Em municípios classificados na fase vermelha do plano estadual, conforme abaixo, o Poupatempo permanece fechado até que haja nova atualização regional.

Barretos: Barretos e Bebedouro.   

Bauru: Avaré; Bauru; Botucatu; Jahu; Lençóis Paulista e Lins.   

Franca: Franca.   

Marília: Assis; Marília; Ourinhos e Tupã.   

Ribeirão Preto: Ribeirão Preto e Sertãozinho.  

Taubaté: Caraguatatuba; Guaratinguetá; Jacareí; Pindamonhangaba; Piquete; São José dos Campos e Taubaté.  

 Para facilitar o acesso dos cidadãos a serviços públicos neste período de isolamento social, o Poupatempo ampliou a oferta de atendimentos online. Atualmente são mais de 120 opções que podem ser concluídas pela internet, no portal, app ou totens de autoatendimento do programa.  

Entre os serviços mais solicitados nas plataformas do Poupatempo em janeiro deste ano, estão pesquisa de pontuação, multas e débitos do veículo, consulta de IPVA, Licenciamento de veículos, renovação de CNH e Atestado de Antecedentes Criminais. Em 2020 o Poupatempo realizou 5,3 milhões de atendimentos digitais.

Informações complementares:

Tutoriais (vídeos)  

Para facilitar a vida das pessoas que têm dúvidas sobre como realizar serviços de forma online, o portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) oferece vídeos que ensinam o passo a passo dos atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 14 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp.  

Com vídeos curtos e dinâmicos, os cidadãos têm à disposição conteúdos sobre os serviços oferecidos pelo Governo de São Paulo, além de orientações sobre como baixar o aplicativo Poupatempo Digital no celular de maneira rápida e prática. Entre as opções de atendimentos disponíveis online, estão solicitação de Atestado de Antecedentes Criminais, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital, renovação de CNH, licenciamento, liberação de veículos, serviços da Secretaria de Educação, CDHU, entre outros.  

Segunda via de RG  

Quem precisa emitir a segunda via do RG já pode usar os meios digitais para obter o documento sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.  

Os totens estão disponíveis em estações do metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Os endereços estão no portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção Locais de Atendimento.   

Já o aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store.  

Publicidade