Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba continua vacinação de profissionais de saúde e inicia vacinação de idosos

Pindamonhangaba continua vacinação de profissionais de saúde e inicia vacinação de idosos

Foto: Saulo/ Fernandes Vale News
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba informou que prossegue com a vacinação contra a covid-19 e anunciou a nova etapa do programa que contemplará os idosos, iniciando pelos acima de 85 anos.

Após a conclusão da vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente, dos residentes e dos trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos, a Prefeitura informou também que vacinará os demais trabalhadores de saúde e de apoio aos estabelecimentos de saúde, escalonados conforme idade para organização e de acordo com as doses recebidas das vacinas.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a vacinação dos demais grupos profissionais continuará enquanto houver disponibilidade de doses, e será anunciada durante a semana.

Vacinação para idosos
No dia 8, será o início da vacinação dos idosos acima de 85 anos residentes em Pindamonhangaba. A vacinação está aberta para todos os idosos residentes em Pindamonhangaba, na faixa etária definida. Para melhor comodidade e organização deste grupo, a Secretaria de Saúde fará várias frentes, em 5 unidades de saúde: Cidade Nova, Nova Esperança, Cisas Moreira César, Ciaf e Terra dos Ipês II. A vacinação acontecerá das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. Haverá a possibilidade de vacinação dentro do carro.

No dia 8 também iniciará a vacinação para idosos acima de 85 anos que estejam acamados. A Secretaria de Saúde tem o registro dos idosos acima de 85 anos acamados atendidos pelos postinhos dos bairros. Os idosos acamados que não são atendidos nas unidades de saúde dos bairros, devem fazer cadastro no CIAF, por meio de seus familiares, para solicitar essa vacinação.

Documentação dos idosos
Para se vacinar, os idosos deverão levar documento de identificação. Apenas para este público, a ficha de cadastro que está disponível no site da Prefeitura poderá ser preenchida nas unidades de saúde.

Trabalhadores de apoio da saúde
Além dos profissionais de saúde que atuam em estabelecimentos de saúde de Pindamonhangaba, a partir de segunda-feira (8) inicia a vacinação dos chamados trabalhadores de apoio: recepcionistas, seguranças, equipe de limpeza, cozinheiros e auxiliares de cozinha, motoristas de ambulância e outros, que terão que levar documentos que comprovem que trabalham nesses locais. Além destes, serão contemplados os estagiários que comprovem a atuação do estágio em unidades de saúde.

Educadores físicos
Também serão vacinados a partir de segunda-feira (8), os profissionais de educação física que atuem em estabelecimentos de saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde). A comprovação poderá ser feita com os mesmos documentos exigidos para os demais profissionais da saúde: termo de cadastro preenchido (disponível no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br, clicando no banner do coronavírus no alto da página, opção vacinação covid-19), carteira profissional assinada ou holerite ou inscrição nominal do profissional no CNES ou contrato de trabalho.

Cuidadores de idosos e doulas
A vacinação dos profissionais que atuam em cuidados domiciliares: cuidadores de idosos, doulas ou parteiras, também será iniciada na segunda-feira (8). Esses profissionais precisam apresentar, além do termo de cadastro, comprovante ou recibo que comprovem que exercem a atividade, em Pindamonhangaba. Importante destacar que essa fase não inclui o familiar do paciente, somente a pessoa que exerce atividade profissional reconhecida no Código Brasileiro de Ocupações (CBO).

Vacinação por idade
A organização da vacinação desses profissionais será realizada por idade. Por isso, na segunda-feira, a vacinação será realizada para pessoas acima de 60 anos e os demais grupos etários serão comunicados ao longo da semana.

Importante destacar que as outras categorias que já foram contempladas até aqui e por alguma razão ainda não se vacinaram, a vacinação para eles continua aberta, desde que haja disponibilidade de doses.

Definição de Trabalhadores dos Serviços de Saúde
São todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

Parceria com a Unimed
A Prefeitura também está iniciando uma parceria com a Unimed Pinda, que vai aplicar as doses em seus conveniados, respeitando as determinações acima definidas pela nota técnica do Governo do Estado de São Paulo.

Publicidade