Início São José dos Campos Voluntários levam Apoio Social para moradores de rua em São José dos...

Voluntários levam Apoio Social para moradores de rua em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Levar alimento para quem vive nas ruas é um gesto de solidariedade, cuidado com o próximo e construção de vínculos afetivos e de confiança com quem mais precisa.

E para orientar e reunir cada vez mais equipes neste trabalho voltado a pessoas em situação de rua, a Prefeitura de São José dos Campos apresentou a estrutura de serviços que o município oferece a um grupo de voluntários que atua na cidade.

Marcelo Dalcol, 43 anos, é voluntário há 12 anos em quatro instituições diferentes. Para ele, ouvir da equipe como funciona o trabalho trouxe uma nova perspectiva. “Nós tínhamos um lado só, agora ficamos conhecendo toda a estrutura para abrigar os que aceitarem. Também não conhecíamos esse programa que permite ajudar a pessoa a retornar para a cidade dela. Com essas informações vamos dar uma orientação mais completa.”

Para Gilcelly Silva Viana, 49 anos, fonoaudióloga e voluntária do grupo “Abraçando a Rua”, que entrega lanches para quem vive na rua, conhecer os serviços mostra as melhores maneiras de ajudar. “Agora podemos direcionar a ajuda de uma outra forma, até mesmo conversando sobre a possibilidade de tratar a dependência química e tentar o auxílio moradia”.

Para conhecer mais o trabalho de Apoio Social, voluntários podem agendar uma visita à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão pelo telefone 3909-2655. O Apoio Social funciona 24 horas, todos os dias da semana.

No Centro Pop há chuveiros, área de alimentação, salas para oficinas e atendimento realizados pelos profissionais da assistência social. No local, os profissionais também avaliam o encaminhamento para o abrigo, para a própria família ou para a cidade de origem por meio do recâmbio.

Abrigos

São José oferece hoje 285 vagas, divididas em abrigos masculinos (contam com gatil e canil), feminino e LGBT, famílias e indivíduo, bem como o abrigo AVD destinado a pessoas com dificuldades em atividades de vida diária.

Nas unidades de acolhimento eles recebem 4 refeições, podem pernoitar e contam com atendimento e acompanhamento psicossocial, além de poderem participar de oficinas socioeducativas.

Mais Assistência

A assistência oferecida à população de rua conta ainda com os seguintes serviços:

Possibilidade de tratamento da dependência química em comunidades terapêuticas
Apoio para reinserção familiar
Inclusão no programa Pró-Trabalho
Inserção do Cadastro Único
Inclusão nos programas de transferência de renda
Inserção no Auxílio-Moradia

153

A população também pode contribuir com a Prefeitura para auxiliar as pessoas em situação de rua. Basta ligar para o 153 e acionar a equipe de Apoio Social.

Publicidade