Levar alimento para quem vive nas ruas é um gesto de solidariedade, cuidado com o próximo e construção de vínculos afetivos e de confiança com quem mais precisa.
E para orientar e reunir cada vez mais equipes neste trabalho voltado a pessoas em situação de rua, a Prefeitura de São José dos Campos apresentou a estrutura de serviços que o município oferece a um grupo de voluntários que atua na cidade.
Marcelo Dalcol, 43 anos, é voluntário há 12 anos em quatro instituições diferentes. Para ele, ouvir da equipe como funciona o trabalho trouxe uma nova perspectiva. “Nós tínhamos um lado só, agora ficamos conhecendo toda a estrutura para abrigar os que aceitarem. Também não conhecíamos esse programa que permite ajudar a pessoa a retornar para a cidade dela. Com essas informações vamos dar uma orientação mais completa.”
Para Gilcelly Silva Viana, 49 anos, fonoaudióloga e voluntária do grupo “Abraçando a Rua”, que entrega lanches para quem vive na rua, conhecer os serviços mostra as melhores maneiras de ajudar. “Agora podemos direcionar a ajuda de uma outra forma, até mesmo conversando sobre a possibilidade de tratar a dependência química e tentar o auxílio moradia”.
Para conhecer mais o trabalho de Apoio Social, voluntários podem agendar uma visita à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão pelo telefone 3909-2655. O Apoio Social funciona 24 horas, todos os dias da semana.
No Centro Pop há chuveiros, área de alimentação, salas para oficinas e atendimento realizados pelos profissionais da assistência social. No local, os profissionais também avaliam o encaminhamento para o abrigo, para a própria família ou para a cidade de origem por meio do recâmbio.
Abrigos
São José oferece hoje 285 vagas, divididas em abrigos masculinos (contam com gatil e canil), feminino e LGBT, famílias e indivíduo, bem como o abrigo AVD destinado a pessoas com dificuldades em atividades de vida diária.
Nas unidades de acolhimento eles recebem 4 refeições, podem pernoitar e contam com atendimento e acompanhamento psicossocial, além de poderem participar de oficinas socioeducativas.
Mais Assistência
A assistência oferecida à população de rua conta ainda com os seguintes serviços:
Possibilidade de tratamento da dependência química em comunidades terapêuticas
Apoio para reinserção familiar
Inclusão no programa Pró-Trabalho
Inserção do Cadastro Único
Inclusão nos programas de transferência de renda
Inserção no Auxílio-Moradia
153
A população também pode contribuir com a Prefeitura para auxiliar as pessoas em situação de rua. Basta ligar para o 153 e acionar a equipe de Apoio Social.