A vacinação dos profissionais de saúde autônomos ou que não atuam diretamente na linha de frente do enfrentamento à pandemia de covid-19 começa nesta quinta-feira (4) em São José dos Campos. Eles deverão comparecer nas unidades básicas de saúde, das 8h às 17h, munidos do documento que comprova sua condição profissional.
Nesta quarta (3), a Prefeitura recebe mais 10.200 doses da vacina CoronoVac, do Instituto Butantan, destinadas a esse público e a idosos a partir de 90 anos, cuja campanha começa na segunda-feira (8).
Também poderão se vacinar a partir de quinta os trabalhadores de apoio aos serviços de saúde, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. Neste rol também estão incluídos os profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos, doulas e parteiras.
A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar cerca de 7.500 pessoas deste público.
Já estão disponíveis no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br/servicos/saude/coronavirus/vacina) os documentos que devem ser apresentados na Unidade Básica de Saúde. Para os trabalhadores de apoio aos serviços de saúde, a declaração deve estar assinada pelo empregador.
Idosos
Essas doses distribuídas pelo Governo do Estado também são para atender os idosos acima de 90 anos. A Prefeitura estima um público-alvo de cerca de 3.500 pessoas. A vacinação começa na segunda-feira (8) e ocorrerá também em 45 postos (40 unidades básicas e 5 unidades avançadas de saúde), das 8h às 17h. As quatro unidades da Casa do idoso (Centro, Sul, Leste e Norte) também vacinarão de 8h até 17h.
A vacinação em São José dos Campos começou no dia 20 de janeiro, com as primeiras 11 mil doses da CoronaVac enviadas pelo Governo do Estado, pelo Instituto Butantan. No dia 26, a cidade recebeu mais 8.470 doses da AstraZeneca, liberadas pelo Governo Federal. As duas remessas foram para atender os profissionais de saúde de hospitais públicos e privados que atuam na linha de frente de combate à pandemia e os idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência.
Foram vacinados até o momento 10.940 profissionais de saúde de unidades públicas e privadas, idosos e trabalhadores das ILPIs, sendo que 9.237 receberam as doses da CoronaVac e 1.703 as da AstraZeneca.
Locais de vacinação
45 postos – 40 Unidades Básicas de Saúde e 5 Unidades Avançadas
Casa do Idoso (para idosos)
Horário
8h às 17h
UBS Bonsucesso e Unidades Avançadas das 8h às 16h
Documentos necessários
Profissionais de saúde (geral)
- Documento de identificação oficial original (com foto)
- Documento do conselho de classe válido original ou holerite/folha de pagamento do mês anterior ou vigente com especificação de função ou carteira de trabalho com especificação de função original ou crachá funcional com especificação de função com foto original.
Cuidadores de idosos, doulas e parteiras
- Documento de identificação oficial original (com foto)
- Diploma de curso compatível ou holerite/folha de pagamento do mês anterior ou vigente com especificação de função ou carteira de trabalho com especificação de função ou crachá funcional com especificação de função com foto.
Administrativos que trabalham na área de saúde
Trabalhadores de drogarias ou laboratórios
Trabalhadores de funerária e cemitério que manipulam cadáveres potencialmente contaminados
- Documento de identificação oficial original (com foto)
- Holerite/folha de pagamento do mês anterior ou vigente com especificação de função ou carteira de trabalho com especificação de função original.
- Declaração do empregador (modelo no site da Prefeitura)
Alunos da área da saúde
- Documento de identificação oficial original (com foto)
- Declaração do local onde realiza estágio em São José dos Campos (modelo no site da Prefeitura)
Idosos
- Documento oficial com foto, que comprove idade