Início Variedades Programa Estrada para a Saúde realiza mais de 3 mil procedimentos médicos...

Programa Estrada para a Saúde realiza mais de 3 mil procedimentos médicos e odontológicos na via Dutra

Foto: Divulgação/Comunicação CCR NovaDutra

Espaço localizado em Roseira (SP) oferece atendimentos gratuitos para os caminhoneiros

O Programa Estrada para a Saúde, coordenado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, realizou 3.090 procedimentos odontológicos e médicos com os caminhoneiros, no ano passado em seu ponto fixo, localizado no km 82, sentido Rio de Janeiro, na cidade de Roseira (SP), no Vale do Paraíba, no pátio do Posto Arco-Íris.

Publicidade

Entre os procedimentos mais realizados, no Estrada para a Saúde, estão: verificação da pressão arterial, teste de glicemia, e o diagnóstico e a prevenção dental. Além de acompanhar a saúde dos motoristas profissionais, que têm poucas oportunidades de fazerem isto devido à sua profissão e a rotina, o programa também oferece orientações de saúde.

Atendimento gratuito de saúde ao caminhoneiro na Dutra

No ponto fixo do Programa Estrada para a Saúde, na via Dutra, o caminhoneiro pode realizar exames de glicemia, colesterol, pressão arterial, acuidade visual e cálculo de massa corpórea. Além disso, o caminhoneiro tem à sua disposição tratamentos odontológicos preventivos, como aplicação de flúor, restauração, raspagem de tártaro e extração simples.

No ano passado, de janeiro a dezembro, foram 3.090 procedimentos realizados com os motoristas profissionais. Foram 1.364 procedimentos odontológicos (diagnóstico, prevenção e restauração dental) e 1.726 procedimentos médicos (índice de massa corpórea, consulta médica, exame de vista, verificação da pressão arterial, teste de glicemia e colesterol). Em relação aos procedimentos, um único atendimento ao caminhoneiro pode gerar mais de um procedimento.

Os serviços disponibilizados aos profissionais são oferecidos desde 2008, quando foi inaugurado o espaço para atendimento odontológico. Já em agosto de 2020, foi inaugurado o ponto fixo do Estrada para a Saúde, que além do atendimento dentário, passou a contar com os atendimentos médicos e de enfermagem.

“O Estrada para a Saúde permite que o motorista profissional pare alguns minutos da rotina para cuidar da sua saúde. Dar a devida atenção à saúde é uma forma de aumentar a qualidade de vida e, desta forma, sempre fazer uma viagem melhor. O ponto fixo do Estrada para a Saúde é uma oportunidade para que o caminhoneiro possa dedicar o seu tempo para cuidar da saúde e do seu bem-estar”, destaca Jair Xavier, Gerente de Relações Institucionais e Comunicação da CCR NovaDutra.

Os atendimentos

Em treze anos de serviços prestados, a unidade contabilizou mais de 24,5 mil atendimentos.

Serviço
Estrada para a Saúde na via Dutra
Onde: 
km 82 da pista sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP).

  • Atendimento Odontológico: o atendimento será retomado em breve.
  • Atendimento de Enfermagem: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
  • Atendimento Médico: de terça a quinta-feira, das 13h às 16h.