Início São José dos Campos Defesa Civil intensifica orientações com Operação Verão em São José dos Campos

Defesa Civil intensifica orientações com Operação Verão em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, a Defesa Civil de São José dos Campos intensificou as orientações aos munícipes sobre os cuidados a serem adotados no dia a dia e reforçou o monitoramento das áreas de risco.

cartilha com dicas e orientações está disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). Agora em fevereiro, os agentes e voluntários vão iniciar a distribuição do material nas feiras livres do município que estão funcionando.

As ações integram a Operação Verão 2020-21, que teve início em 1º de dezembro último e prosseguirá até o próximo dia 31 de março.

Na estação mais quente do ano e com as chuvas de verão, aumenta a preocupação com cheias de rios, enchentes, raios, deslizamentos de terra e escorregamentos de encostas.

Para garantir mais eficiência e agilidade ao trabalho da Defesa Civil joseense, o governo do Estado doou ao município caminhonete, além de 1 kit de combate a incêndios, 24 holofotes, 4 geradores elétricos, 4 tendas e 1 motosserra.

O veículo e os kits emergenciais ajudarão na prevenção de desastres naturais e nas ações efetivas do dia a dia, principalmente em casos de chuvas fortes e incêndios. Os equipamentos serão utilizados nas Operações Verão e Estiagem deste ano.

Aprovação popular

Munícipes consultados destacaram a importância do trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil e o reforço na conscientização.

“O trabalho da Defesa Civil é muito bem feito e é fundamental, principalmente na prevenção. Estão de parabéns”, disse o encarregado de rede Ederval José Fernandes, que tem 50 anos e mora no Campo dos Alemães, na zona sul.

“O trabalho de orientação neste período em que aumentam as chuvas é muito importante. Quanto mais informações tivermos, melhor para podermos tomar os cuidados necessários”, afirmou a enfermeira Maria Aparecida Monteiro, que tem 60 anos e reside na Vila Industrial, na região leste.

Operação Verão

A Operação Verão será realizada pela Defesa Civil até o próximo dia 31 de março com o objetivo de preservar vidas e reduzir danos materiais no período de maior incidência de chuvas, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. É desenvolvida todos os anos em conjunto com órgãos estaduais e concessionárias de serviços.

Para evitar e minimizar eventuais prejuízos, a Defesa Civil monitora todas as regiões da cidade. A equipe atual é formada por 24 agentes e 120 voluntários treinados.

Zé Garoa

A Prefeitura criou em 2019 o mascote Zé Garoa, que interage com a população dando dicas e orientações sobre como se prevenir e atuar em cada situação.

Já está sendo realizada uma campanha especial, com filmes publicitários e materiais veiculados em jornais e emissoras de rádio e TV.

Monitoramento

As ações consistem no monitoramento remoto das condições meteorológicas por meio das informações fornecidas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem sede em São José.

Os agentes também contam com as previsões de tempo da Defesa Civil Estadual, que abrangem o período de 72 horas. Com as informações disponíveis, o órgão pode decidir enviar equipes para vistoriar áreas de risco no local.

O trabalho envolve ainda vistorias de campo, orientações e atendimentos emergenciais. O objetivo é manter ações preventivas e manter um sistema de alerta para atendimento de emergências.

Na cidade, existem pluviômetros automáticos instalados nos bairros Buquirinha, Chácara Boa Vista, Freitas, Vila Paiva, Jardim Santa Matilde/Vila Cândida e Altos de Santana, todos na região norte. Há equipamentos também no Rio Comprido (sul), Residencial Flamboyant e São Leopoldo (sudeste) e Jardim Jussara/Jardim Paulista (leste).

Emergências

Outro mecanismo para ampliar a interação com os munícipes é o serviço de comunicação de eventos climáticos via SMS. Qualquer morador pode participar.

Basta enviar um SMS para o número 40199, da Defesa Civil Estadual, e fornecer um ou mais números de código de endereçamento postal (CEP).

A partir desse cadastro, o munícipe passa a receber no celular todos os boletins do tempo com impacto na região em que tem interesse.

Em São José, os telefones de emergência para a comunicação de incêndios é o 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar – Centro de Operações Integradas). Os munícipes também podem acionar a Central 156 (telefone, aplicativo e site).

Capacitação

A Defesa Civil conta com servidores e voluntários treinados para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreiras, desabamentos e incêndios.

A estrutura é mantida pela Prefeitura, através da Secretaria de Proteção ao Cidadão. O órgão também recebe compartilhamento de recursos de instituições, organizações, empresas e da própria comunidade.

Desde 2017, a Prefeitura tem investido na capacitação dos agentes e voluntários da comunidade, na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para um melhor atendimento à população.

Publicidade