Início Variedades Cidade de Bauru (SP) assume compromisso em aderir ao Sistema Nacional de...

Cidade de Bauru (SP) assume compromisso em aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Agora, cabe à prefeitura realizar os esforços necessários para adesão formal da cidade ao Sistema

A cidade de Bauru (SP) é mais um município que assume o compromisso de aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O gesto foi confirmado nesta quarta-feira (27), em Brasília, pela prefeita Suéllen Rosim e pelo secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), Paulo Roberto.

O Sinapir tem o objetivo de organizar e articular a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar desigualdades étnico-raciais no Brasil.

“O cidadão não mora na União nem no estado, o cidadão mora no município. Quanto mais as nossas políticas chegarem, quanto mais ramificadas elas forem, mais próximos estaremos da nossa intenção. Eu fico extremamente feliz, isso representa o menos Brasília e mais Brasil”, destacou o titular da SNPIR, Paulo Roberto.

Os Entes Federados que entrarem no Sistema podem concorrer a bonificação de 50% de pontos nos editais anuais da (SNPIR).

Além disso, as unidades podem ter os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

Ao aderir ao sistema, estados e municípios ainda podem receber o curso de capacitação em políticas de promoção da igualdade racial executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“Esse é um compromisso de vida mesmo em propagar a igualdade racial para que outras mulheres, outros negros tenham a mesma oportunidade e comecem a se enxergar nessas funções. É com muita alegria que eu assumo esse compromisso e levo isso para Bauru”, disse a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim.

Publicidade