Início Variedades Ensino online: Como criar e editar uma videoaula de sucesso?

Ensino online: Como criar e editar uma videoaula de sucesso?

Imagem: divulgação/Internet

Você sabia que, hoje, a maioria dos brasileiros estudam pela internet? O cenário apresenta muitas oportunidades para que professores e instrutores possam criar uma videoaula com o auxílio de um editor de vídeo.

Um dos benefícios da vídeoaula é a praticidade. O aluno pode assistir, pausar, voltar e até repetir o conteúdo, quantas vezes for necessário.

Publicidade

Além disso, é possível inovar e oferecer diferentes tipos de atividades e conteúdo, como fazem os professores em São José dos Campos.

Por isso, se você trabalha com educação ou pretende trabalhar, neste artigo vamos mostrar que, apesar de parecer difícil, não é tão complicado assim criar vídeos para ensinar:

Antes de aprender a criar e editar, vamos entender o que é uma vídeoaula

A videoaula é uma explicação aprofundada de um conteúdo didático. Ela também pode ser parte de um treinamento ministrado por um instrutor.

O ideal é que a videoaula seja o mais enriquecedora e completa possível. Na hora da edição, é importante adicionar gráficos, áudios, fotos, entre outros materiais.

Esse conteúdo faz toda a diferença para captar a atenção do aluno. Sendo assim, utilizar o editor de vídeo é uma etapa ainda mais importante para criar uma videoaula de sucesso.

Abaixo, você vai ver algumas dicas para criar a sua videoaula

–      Defina o tema que será abordado

Primeiramente, é muito importante saber qual será o tema que você vai abordar. Você pode criar um calendário com os tópicos e atividades que serão parte do ano letivo.

Faça isso antes mesmo de começar a criar a sua videoaula. É muito comum se perder no assunto se ele não estiver muito bem detalhado.

Em seguida, certifique-se de que você realmente domina o tema que será abordado e caso precise complementar o assunto, faça uma seleção de materiais e treine antes de gravar.

–      Tenha um bom planejamento da aula

É muito importante saber o que você quer transmitir com aquele conteúdo. Por exemplo, uma aula de história pode ter o intuito de ensinar ao aluno uma lição específica.

Assim como qualquer vídeo ou material informativo, é muito importante ter um início, um meio e um fim. Isso facilita a compreensão do aluno.

Use também conteúdos complementares, como fotos e gráficos, que ajudam na compreensão do conteúdo e podem ser encaixados na videoaula com o auxílio do editor de vídeo.

É melhor ainda se o conteúdo for atual, pois isso ajuda a informação para o dia a dia do aluno, que tem mais chances de entender e gostar do material.

Aposte na sua didática, isto é, o seu diferencial como professor. Busque aquilo que os alunos mais gostam na sala de aula e traga para a sua videoaula.

–      Como usar o editor de vídeo?

Atualmente, existem muitas plataformas online disponíveis para serem utilizadas como editor de vídeo. Hoje, em especial, falaremos sobre a InVideo, uma plataforma disponível para todos os brasileiros maiores de 18 anos.

A plataforma pode ser usada por empresas, que querem produzir o seu conteúdo de vídeo, e por empreendedores, como professores e instrutores autônomos para criar conteúdos.

–      Como funciona a plataforma:

Uma das maiores preocupações de quem edita vídeos é ter conteúdos pesados que deixam o computador sobrecarregado.

Com o editor de vídeo InVideo, o conteúdo fica armazenado em uma nuvem, ou seja, um sistema online, o que ajuda muito, pois nem todas as pessoas têm memória suficiente no computador para realizar a edição de vídeos.

–      Como começar a editar:

Primeiro, crie uma conta na plataforma InVideo. Em seguida, veja os modelos de vídeo sugeridos e escolha o que mais se encaixe no seu conteúdo.

São muitos modelos e essa é a hora de soltar a sua criatividade. Em seguida, adicione o seu próprio conteúdo. Isso inclui o seu vídeo, suas fotos e o que mais você decidir incluir.

Caso deseje, há uma biblioteca do InVideo de conteúdos gratuitos (isso é, livre de direitos autorais) que você pode utilizar.

Adicione o seu vídeo e, após carregar, clique no item. Você vai notar uma linha do tempo para poder realizar cortes e a edição do vídeo como preferir.

Feito isso, você pode assistir o vídeo na pré-visualização. Quando estiver satisfeito, é só publicar.

Ele é bem intuitivo e você também pode criar vídeos curtos e chamadas de ação para divulgar as suas aulas para a sua rede de contatos.

Viu só como criar a sua videoaula com um editor de vídeo é mais simples do que parece? Então, se você gostou deste conteúdo, compartilhe com mais gente e comece agora mesmo a inovar nas suas aulas!