Início São José dos Campos Teste rápido de antígeno agiliza resultados de covid em São José dos...

Teste rápido de antígeno agiliza resultados de covid em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos adquiriu 50 mil testes rápidos de antígeno para detectar a covid-19 em pacientes sintomáticos que procuram as Unidades de Pronto Atendimento municipais.

Os testes já começaram a ser utilizados no Hospital Municipal, Hospital de Clínicas Sul e nas Unidades de Pronto Atendimento, em substituição ao RT-PCR, que vinha sendo ofertado anteriormente pela Prefeitura.

Publicidade

O teste rápido de antígeno tem sensibilidade de 91% e produz o resultado em até 20 minutos, otimizando a devolutiva para o paciente. O teste é de alto padrão, produzido pelo laboratório Abbott, referência para os americanos.

O coordenador médico da UPA do Novo Horizonte, Fernando Fonseca Costa, destacou a importância deste teste na rede pública. “O resultado é praticamente imediato, o paciente já sai da primeira consulta orientado. Ajuda os médicos a tomarem a decisão clínica na hora de atender os pacientes com quadro gripal”.

“Antes a amostra era mandada para o laboratório e para todos os pacientes eram passadas as mesmas orientações de isolamento. Agora orientamos o paciente com o resultado em mãos”, afirmou a enfermeira Ana Carolina Tamarozzi.

O teste deve ser aplicado preferencialmente do primeiro ao sétimo dia do início dos sintomas. A técnica utilizada para realizar o teste é com amostras de swab (cotonete), o qual será introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe.