Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos impede e dispersa 4 fluxos e...

Prefeitura de São José dos Campos impede e dispersa 4 fluxos e festas com aglomerações

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos impediu dois fluxos do funk e interditou dois locais onde estavam sendo promovidas festas e eventos com aglomerações nas regiões oeste e leste no último fim de semana.

Os fluxos programados para os bairros Urbanova e Alphaville, na zona oeste, não foram realizados devido à intervenção da GCM (Guarda Civil Municipal).

Já as festas interrompidas pelos agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) logo após terem início estavam ocorrendo no bairro Chácaras Araújo (região leste) e em um bar do Jardim das Indústrias, na zona oeste.

Foram aplicadas 48 multas, sendo 29 por irregularidades de trânsito (estacionamento em locais proibidos e falta de cinto de segurança, entre outras) e 19 por som alto.

Durante as ações, foram abordadas 98 pessoas, apreendidas bebidas diversas e vistoriados 38 veículos, entre carros e motos.

A Prefeitura atendeu ainda 79 reclamações de perturbação do sossego público feitas por munícipes pelos canais oficiais.

Apoio popular

Munícipes consultados destacaram a importância da ação da Prefeitura e das forças de segurança para impedir os fluxos e eventos com aglomeração em meio à pandemia da covid-19.

“É muito importante intensificar estas ações, já que os jovens não estão respeitando e estão abusando. É importante que este trabalho tenha continuidade devido aos riscos que estes eventos causam em relação à propagação da covid-19”, disse Elizabeth Ramos de Azevedo, que tem 53 anos e mora na Vila Industrial, na zona leste.

“Onde eu moro já diminuíram estes eventos, mas a Prefeitura tem que intensificar as ações na cidade toda. O combate aos fluxos e aglomerações é uma boa iniciativa e que tem nosso apoio”, afirmou o motorista de ônibus Simão Luciano, que tem 53 anos e reside no bairro Jardim Santa Inês 2, também na região leste.

Convênio com a PM

Em mais uma ação para fechar o cerco aos fluxos do funk e aglomerações a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, firmou na última quinta-feira (21) um convênio com a Polícia Militar para a fiscalização do trânsito.

O acordo já foi encaminhado ao governo do Estado de São Paulo, onde deve ser formalizado para permitir o início dos trabalhos. Na prática, os policiais militares estarão credenciados para a fiscalização do trânsito de competência do município (uso do solo) e poderão, por exemplo, autuar veículos que estejam estacionados de forma irregular, mesmo sem a presença dos agentes da mobilidade.

A Secretaria de Mobilidade Urbana também está finalizando a produção de um mapa onde há maior incidência de fluxos. Nesses locais, serão colocadas placas de proibido estacionar justamente nos horários onde os fluxos acontecem, o que também irá ajudar na fiscalização e autuação.

Ofensiva ampliada

A redução dos fluxos e festas clandestinas e as intervenções rápidas se devem ao aumento nas ruas das equipes da Guarda Civil Municipal e do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) e de agentes de mobilidade urbana, além da parceria com as polícias Civil e Militar por meio do programa São José Unida, que reúne as forças de segurança do município para evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade.

O trabalho continuará intensificado para que as regras da quarentena sejam cumpridas, garantindo mais saúde, segurança e tranquilidade aos munícipes.

Todas as ações foram intensificadas para garantir mais saúde, tranquilidade e segurança à população e têm contribuído para diminuir a propagação da covid-19 no município.

Os fluxos promovem aglomerações de jovens sem máscaras e sem os cuidados sanitários necessários, o que pode provocar o alastramento da doença.

Os munícipes podem denunciar aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social por meio dos canais oficiais: Central 156 (telefone, site e aplicativo) e pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 190 (COI/Copom) e 3901-4120 (DFPM).

Combate aos fluxos e aglomerações

De 22 a 24 de janeiro:

Fluxos e festas interditados: 4

Multas por som alto: 19

Multas por irregularidades de trânsito: 29

Pessoas abordadas: 98

Veículos vistoriados: 38

Reclamações da população: 79

Publicidade