Início São José dos Campos Guardas se emocionam com ajuda na vacinação da covid em São José...

Guardas se emocionam com ajuda na vacinação da covid em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Todos os dias, eles deixam suas casas e suas famílias para exercer a nobre missão de servir, proteger e preservar vidas por toda a cidade. Nesta semana, o trabalho dos guardas civis municipais de São José dos Campos ganhou um diferencial ao engrossarem as fileiras da força-tarefa desempenhada com abnegação e amor ao próximo pelos profissionais da saúde na luta árdua contra a covid-19.

Desde a última quarta-feira (20), realizam a escolta e transporte das doses da vacina até as unidades de saúde e locais de imunização.

“É muito gratificante ajudar na vacinação da covid. Está sendo um dos momentos mais importantes da minha vida. É ótimo saber que estou colaborando na nobre missão de salvar vidas”, disse Silas Augusto Andrade Cardoso, que tem 28 anos e atua na GCM há 9.

Esperança

A esperança de dias melhores e de interrupção da espiral de mortes e contaminações causadas pelo coronavírus há quase um ano em todo o mundo têm dado ainda mais ânimo aos guardas.

“É um momento marcante na história da humanidade e muito importante para o Brasil, em que todos se juntaram para combater este vírus. Fico feliz de poder ajudar os moradores da minha cidade”, afirmou o guarda civil municipal Leonardo Rodrigues da Silva, que tem 35 anos e entrou na corporação em 2012.

“Nossa função como guardas está diretamente ligada à preservação de vidas. Este momento único nos permite reforçar o compromisso da GCM com a população de São José”, completou.

GCM Géssica Montoni: amor aos pais e à população

Ajuda ao próximo

Guarda há 2 anos, Géssica Ribeiro Montoni, 31 anos, está vivendo uma experiência emocionante.

Com o início da pandemia em março do ano passado, por amor aos pais idosos teve que se sacrificar e abrir mão de morar com eles.

“Preferi assim, já que como estou na rua todos os dias e fiquei com medo de eventualmente contaminá-los”, disse Géssica.

“Este sacrifício está sendo compensado agora com minha participação na vacinação. Além dos meus pais, estou ajudando outras pessoas e isto não tem preço. É muito gratificante.”

Ela e seus colegas da GCM sabem que a união de forças fará diferença na luta para vencer a covid. Afinal, em São José saúde e segurança andam de mãos dadas.

Vacinação

• A Prefeitura recebeu do governo do Estado, na noite da última terça-feira (19), apenas 11 mil doses da CoronaVac que serão utilizadas nesta primeira etapa da vacinação.

• A prioridade é vacinar todos os profissionais do Hospital Municipal, o maior hospital público da cidade que atende os pacientes da covid-19 e quem está na linha de frente das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e hospitais públicos.

• Para os hospitais particulares, a Prefeitura forneceu as doses e os insumos para eles vacinarem as equipes que estão trabalhando no combate à pandemia.

• Os idosos que estão abrigados nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência) e os colaboradores destes estabelecimentos também estão sendo imunizados nesta primeira etapa, totalizando cerca de 1.000 pessoas. Os profissionais da Secretaria de Saúde iniciaram a vacinação nos locais nesta quinta-feira (21).

• Nesta primeira etapa, não haverá vacinação para os idosos nas UBSs. Os demais públicos prioritários previstos no plano municipal de imunização, como profissionais de saúde autônomos, pessoas acima de 60 anos e moradores em situação de rua, serão contemplados numa segunda etapa da campanha, quando mais doses forem enviadas ao município.

Todos contra a covid-19

“É uma grande satisfação fazer parte deste momento histórico, garantindo a segurança do transporte das vacinas, dos funcionários das unidades de saúde e da população. Tudo é muito gratificante
Jefferson Donizetti de Lima
Guarda Civil Municipal 

“Nosso trabalho é ajudar a população, prestando um serviço ágil e eficiente. Esta missão dada aos guardas na vacinação nos deixa muito felizes
Leonardo Rodrigues da Silva
Guarda Civil Municipal

“Consegui ajudar meus pais até o momento com esta ação de deixar de morar com eles após o início da pandemia. Agora, estou tendo a chance de ajudar outras pessoas”
Géssica Ribeiro Montoni
Guarda Civil Municipal

“Ajudar na vacinação é uma nobre missão, assim como nosso trabalho do dia a dia, onde nos esforçamos muito para preservar vidas”
Silas Augusto Andrade Cardoso
Guarda Civil Municipal
Publicidade