Cruzeiro iniciou na manhã desta quinta-feira, 21, a vacinação dos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate à pandemia do novo Coronavírus.
A Prefeitura recebeu do governo do Estado apenas 840 doses da CoronaVac que serão utilizadas nesta primeira etapa da imunização.
O ato simbólico do início da vacinação contra Covid-19, aconteceu em uma sala reservada do CISA (Centro Integrado de Saúde), contando com a participação de um número reduzido de pessoas, que representam as entidades de saúde do município.
A primeira pessoa a ser vacinada contra o Coronavírus em Cruzeiro, foi a técnica de enfermagem, Ana Maria Pinto da Silva, que trabalha há 6 anos na Santa Casa da cidade. Ela disse que a sensação de receber a primeira dose da CoronaVac foi uma mistura de sentimentos.
“Eu me senti muito feliz e honrada de fazer parte desse momento histórico. É um mix de sensação, de ansiedade, esperança e muita gratidão”, disse.
Além de Ana Maria, outros dois profissionais que atuam desde março no combate à Pandemia em Cruzeiro também foram vacinados, o enfermeiro Edson Tiago Santos Silva, e o médico Rodolfo Henrique de Carvalho Fernandes, ambos funcionários do CISA.
Nesta primeira fase, a prioridade é vacinar todos os profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia, seja na Santa Casa ou no CISA.
O perfeito Thales Gabriel recebeu pessoalmente no início da madrugada desta quinta-feira, as vacinas, bem como logo pela manhã, das primeiras aplicações. Segundo ele, trata-se de um momento histórico para todo Brasil.
“É um momento histórico para todo país e não diferente aqui para nossa cidade. Todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente terão a prioridade neste primeiro momento. E vamos lutar para receber mais doses, para conseguirmos dar sequência na campanha”, disse.
A secretária municipal de saúde de Cruzeiro, Imaculada Magalhães, se emocionou com início da vacinação.
“Hoje, demos neste momento emocionante, a largada na campanha de Vacinação. É uma emoção inexplicável. E vamos intensificar a imunização dessas pessoas na linha de frente para depois avançar em outras fases”.
O cronograma de Vacinação deverá seguir os critérios e orientações dos Governos Estadual e Federal.