Início Pindamonhangaba Teste rápido ajuda jovens a descobrirem qual área de TI mais combina...

Teste rápido ajuda jovens a descobrirem qual área de TI mais combina com eles

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Interessados em seguir carreira nesse setor encontram no Senac Pindamonhangaba a oportunidade de cursar o Ensino Médio Técnico em Informática

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e oferece novas soluções para facilitar o dia a dia, como os aplicativos de entregas, de bancos e até as redes sociais. O Instagram, por exemplo, possui atualmente 1 bilhão de usuários ativos mensais. São pessoas que utilizam a plataforma como forma de lazer ou de obter renda, seja para o seu negócio local ou até mesmo para alavancar as vendas e gerar visibilidade de grandes marcas. 

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Consequentemente, as oportunidades no setor são muitas e estão crescendo, assim como a busca por profissionais, tornando este mercado muito promissor. Segundo pesquisa da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), atualmente, a oferta de 46 mil pessoas formadas considerando apenas o ensino superior é insuficiente para atender a demanda de cerca de 70 mil vagas de emprego que serão abertas até 2024 no Brasil.

            Diante desse cenário, o Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Pindamonhangaba, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade para os estudantes que sonham em dar o primeiro passo na área. Nos três anos de curso, os estudantes aprendem manutenção de computadores e de redes locais, além de desenvolverem aplicativos computacionais. Para ajudar a ingressar no mercado de trabalho, os jovens recebem no primeiro ano a certificação de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores; no segundo ano, o de Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

Mas como são muitas as possibilidades de carreira nessa área, os professores do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo elaboraram um teste para ajudar os jovens a descobrir: afinal, qual área de TI mais combina com cada um?

1. Quando a internet ou equipamento eletrônico da sua casa não está funcionando muito bem. Você:

A)   Pergunto para todos da casa se notaram alguma mudança, para diagnosticar o problema e ajudar a melhorar. Gosto de colaborar com todos.

B)   Acesso o sistema e descubro o problema para solucioná-lo rapidamente. O (a) sabe tudo da tecnologia está on!

C)   Ligo para a assistência, pois são profissionais mais capacitados para resolver os problemas da forma mais segura. #SendHelp

D)   Eu sou a pessoa que nota a piora na qualidade ou problema e reporto para que alguém assuma e resolva com a expertise necessária. #SOS

2. Quando você pensa na sua profissão, você se imagina:

A)   Ajudando as pessoas com manutenção e soluções de problemas cotidianos e situações mais complexas. #AjudaLuciano

B)   Desenvolvendo aplicativos, jogos, sites e até sistemas.

C)   Administrando dados e cuidando da segurança de informações confidenciais de usuários da internet, criando soluções inteligentes para melhor protegê-los. #InternetSegura

D)   Utilizando softwares, certificando-me do melhor funcionamento deles e reportando possíveis problemas.

3. Dentre as opções abaixo, qual você acredita que seja a sua melhor qualidade:

A)   Sou eficaz na resolução de problemas.

B)   Sou criativo(a).

C)   Sou astuto(a).

D)   Sou analítico(a).

4. Você está no computador e o software apresenta problemas de funcionamento. Qual solução você apresentaria:

A)   Desenvolveria um aplicativo novo para suprir as necessidades elencadas pelo meu chefe.

B)   Encontraria, de forma rápida, o problema do sistema utilizado, levaria a solução à minha equipe e, se necessário, ajudaria no que fosse possível para resolver tudo em conjunto.

C)   Avaliaria primeiro se todas as informações e dados dos usuários estão seguras e então pensaria na melhor solução.

D)   Encontraria o problema no sistema e aplicaria atualizações para modernizar e melhorar o software.

5. No seu tempo livre, você gosta de:

A)   Estar com as pessoas que eu gosto, ajudando-as em suas tarefas.

B)   Jogar vídeo game.

C)   Uso meu tempo livre para organizar meus documentos, informações e dados.

D)   Navegar pela internet descobrindo novos aplicativos, sites e softwares.

Respostas:
1. Suporte Técnico
          
(Se marcou a maioria A)   
Você é rápido na resolução de problemas e sabe ouvir as pessoas, procurando sempre ajudá-las em qualquer que seja a situação. Assim, a área da Tecnologia da informação que pode combinar muito bem com você é a de suporte técnico, uma profissão muito necessária nas empresas. “O analista de suporte precisa desenvolver também a paciência, dicção e escrita consistentes para tratar diretamente com as pessoas que solicitam o suporte e podem ter diversos níveis de conhecimento em relação à tecnologia”, completa Jeferson Fante, professor do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Lapa Tito. Arrasou!

2. Desenvolvedor(a) de sistemas/ Programador(a)           
(Se marcou a maioria B)   
Você e o desenvolvimento de sistemas/ programação foram feitos um para o outro. “Entre as várias habilidades que esse profissional precisa ter, o raciocínio lógico é a mais exigida”, comenta Vitor Moreira da Costa, professor do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Miguel Paulista. Nessa área da TI, você também pode imaginar uma história, um layout e ter diversas ideias para criar um aplicativo, um jogo ou software. Já imaginou criar aquele game que vira sucesso entre o pessoal da escola? A sua imaginação é que vai te conduzir para essa profissão. #VaiFundo

3. Administrador(a) de banco de dados/ Segurança da informação    
(Se marcou a maioria C)   
Se preocupar com a segurança dos dados e informações das pessoas é muito importante, principalmente na era em que vivemos, com tantos dados expostos na internet. Por isso, as profissões de administrador(a) de banco de dados e segurança da informação são tão requisitadas atualmente. “Resiliência em situações adversas, firmeza no cumprimento das normas e atenção aliada ao senso de observação dos detalhes são características preponderantes para essa profissão”, comenta o professor Jeferson. Se dedique, crie soluções e o seu trabalho será indispensável.

4. Qualidade de Software          
(Se marcou a maioria D)   
Que legal, você combina com a Qualidade de Software. Você é analítico e muito bom em enxergar as possíveis falhas de um software e até suas melhorias. Essa ajuda é muito importante na etapa de desenvolvimento de programas, pois entregará o melhor serviço, deixando tanto a empresa desenvolvedora quanto os usuários mais felizes. O professor Jeferson ainda destaca a importância de estudar inglês: “Em todas as áreas de TI, a língua inglesa é utilizada, como em linguagens, protocolos e padrões diferentes, então, no mínimo, desenvolver a leitura técnica é essencial”. Fique ligado!

Vantagem competitiva

Para os jovens interessados em seguir carreira na área de TI, o Senac Pindamonhangaba oferece o Ensino Médio Técnico em Informática. Ao mesmo tempo em que o aluno desenvolve as disciplinas normais do ensino médio, ele aprende uma profissão. No fim de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mercado de trabalho. Após o primeiro ano, ele recebe o título de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores. No segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores. E, no terceiro ano, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais. Ao término do Ensino Médio Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e, assim, iniciar de imediato sua vida profissional.

A unidade oferece ainda 50% de desconto para matrículas realizadas em grupo, a partir de duas famílias. Para mais informações ou inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/ensinomedio.

Serviço

Ensino Médio Técnico – Novas Turmas 2021

Matrículas abertas: www.sp.senac.br/ensinomedio

Senac Pindamonhangaba

Endereço: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP

Informações: www.sp.senac.br/pindamonhangaba

Facebook: www.facebook.com/senacpindamonhangaba

Instagram: www.instagram.com/senacpinda

Publicidade