Início Pindamonhangaba Aumento da procura nos griparios exige compreensão da população em Pindamonhangaba

Aumento da procura nos griparios exige compreensão da população em Pindamonhangaba

(Fotos: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

Com a alta transmissão do vírus e o aumento dos casos positivos de covid-19 em Pindamonhangaba a procura pelos gripários vem aumentando e a Prefeitura pede apoio e compreensão da população.

Segundo a Secretaria de Saúde, os gripários do Pronto-Socorro e das UPAs Moreira César e Araretama estão atendendo com efetivo completo. “A procura aumentou muito e a culpa da demora no atendimento não é do sistema de saúde. Precisamos que os pacientes procurem os gripários em caso de suspeita e sintomas, mas que tenham paciência durante o atendimento. Nossos profissionais estão trabalhando no limite”, afirmou a secretária de Saúde, Valéria dos Santos.

Segundo levantamento da Secretaria, o aumento no atendimento está sendo, em media, 60% maior comparando à média diária de dezembro/20 em relação a janeiro/21.

Durante todo o mês de dezembro, o gripário de Moreira César atendeu 783 pacientes e somente nos nove primeiros dias de janeiro o número de atendimentos já estava em 361, um aumento de 54%.

Na UPA Araretama a demanda foi ainda maior e a procura dos pacientes cresceu 71%. Foram 1.060 atendimentos em dezembro e 541 nos primeiros nove dias de janeiro.

“Insistimos com a população para que continue tomando todos os cuidados. A estrutura da rede pública de saúde de Pinda é uma das maiores da região mas a população pode nos ajudar a administrar esses números por meio do cuidado individual, evitando concentrações até mesmo em estabelecimentos e compromissos essenciais”, afirmou Valéria.

Publicidade