Início São José dos Campos Museu do Folclore encerra Ciclo de Natal com eventos virtuais em São...

Museu do Folclore encerra Ciclo de Natal com eventos virtuais em São José dos Campos

Foto: Divulgação/FCCR
Publicidade

O fechamento do presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, que marca o encerramento do Ciclo de Natal, no fim de janeiro, não terá a tradicional Chegada das Bandeiras, em razão das recomendações sanitárias para evitar o contágio da covid-19. O encontro já acontece há 23 anos no Museu do Folclore, reunindo várias Folias de Reis da região. Em janeiro do ano passado, 13 grupos marcaram presença.

Por esta razão e visando destacar a presença das Folias de Reis durante as manifestações do Ciclo de Natal e homenagear os devotos de Santos Reis (dia 6 de janeiro), o Museu do Folclore (que segue fechado desde março de 2020) realizará dois eventos virtuais no próximo sábado (9): abertura de uma exposição fotográfica, seguida de bate-papo; e lançamento de um documentário.  

O Ciclo de Natal no Museu do Folclore teve início no dia 12 de dezembro com a abertura do presépio que, em razão das restrições sanitárias, pode ser apreciado apenas pelas janelas do local onde está exposto. A montagem, desta vez, ficou por conta da mineira Ana Rosa dos Santos e o seu trabalho pode ser visto até o final de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 14h.

Exposição fotográfica

O primeiro evento virtual será realizado às 16h, com transmissão pelo Facebook do museu, e marcará a abertura de uma exposição fotográfica temporária, intitulada ‘A estrela que move o Vale’. A mostra terá imagens das Folias de Reis que, anualmente, participam do Ciclo de Natal. As fotos são de autoria do fotógrafo Paulo Amaral.

A abertura da exposição ocorrerá em meio a um bate-papo sobre o Ciclo de Natal no Museu do Folclore e a participação das Folias de Reis na manifestação. Participarão do bate-papo a folclorista Angela Savastano, a museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi, e os convidados Jaime Bento Maciel e João Augusto Ferreira, respectivamente, mestre e contramestre da Cia. de Reis Esplendor do Oriente (SJC). 

A mediação do bate-papo ficará a cargo da pesquisadora Tiane Tessaroto, que também fez a edição e a narração do documentário.

Documentário

O lançamento do documentário, intitulado ‘Folias de Reis do Vale do Paraíba – Cantoria e Devoção’, acontece às 19h, pelo canal do museu no Youtube. O vídeo reúne imagens, em vídeo e fotos, de manifestações realizadas em anos anteriores, além de depoimentos de mestres de Folias de Reis, da senhora Ana Rosa e da folclorista Angela Savastano, do Museu do Folclore.

Gestão

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore, tem procurado amenizar o impacto da pandemia nas atividades diárias, com a realização de diferentes encontros virtuais. O Museu do Folclore está fechado para visitação desde março de 2020.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

Publicidade