Início São José dos Campos Retorno das aulas presenciais está previsto para 8 de fevereiro em São...

Retorno das aulas presenciais está previsto para 8 de fevereiro em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

O retorno das aulas presenciais para os alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos está previsto, de forma gradual, para 8 de fevereiro. Neste primeiro momento, a volta às aulas presenciais não será obrigatória.

Todas as escolas municipais já contam com máscaras de tecidos para alunos, professores e equipe gestora, face shield (para professores e equipe gestora), tapetes sanitizantes e termômetro para medir a temperatura. Será respeitado ainda um distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes. As unidades escolares contam ainda com álcool em gel 70%.

Seguindo as regras do Plano São Paulo, o protocolo sanitário de retorno às aulas presenciais da rede de ensino municipal de São José foi elaborado por meio de um Comitê formado pelas Secretarias de Educação, Saúde e Apoio Social, em constante adequação, conforme orientações da vigilância epidemiológica.

“A pandemia trouxe para nós, professores, o silêncio. A sala de aula ficou vazia, os corredores sem burburinho, o parque sem gritaria. Uma escola sem criança é uma escola adormecida. O retorno das aulas presenciais, seguindo as medidas de segurança, traz emoção e esperança”, disse Roberta Schutze, professora da Emef Sebastiana Cobra, no Jardim das Indústrias.

Recuperação

Como parte do protocolo, os alunos da rede municipal irão contar ainda com um programa de recuperação com atividades aos sábados. O projeto Recupera deve ter início ainda no primeiro trimestre.

Todas as medidas de retorno das aulas presenciais da rede de ensino municipal de São José dos Campos serão embasadas em três eixos: protocolo sanitário, que garante a segurança de alunos e servidores em geral, orientação às famílias que inicialmente poderão optar pelo retorno presencial e acolhimento dos alunos para retomada da rotina educacional.

Cuidados e Precauções

A empresa responsável pela limpeza das unidades escolares elaborou um procedimento específico para os protocolos de limpeza e higiene dos ambientes. Além disso, todos os prédios recebem serviço de sanitização periódica.

Lembrando que é preciso seguir as recomendações de uso de máscara, higienização das mãos constantemente, usando álcool gel 70% na impossibilidade de lavar as mãos. A observância a essas medidas deve ser sempre mantida, independentemente de qualquer circunstância.

O HTC (Horário de Trabalho Coletivo) e as horas atividade são cumpridos em casa. Professores que pertencem ao grupo de risco não estarão envolvidos diretamente com atendimento aos alunos.

Retomada

As regras do Plano SP determinam que, se uma área estiver nas fases vermelha ou laranja, as escolas da educação básica que atendem alunos da educação infantil até o ensino médio poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Na fase amarela, elas ficam autorizadas a atender até 70% dos estudantes; e na fase verde, até 100%.

Publicidade