Início Ubatuba Temporal deixa bairros alagados em Ubatuba

Temporal deixa bairros alagados em Ubatuba

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Um temporal que atingiu Ubatuba entre a noite desta sexta-feira (1º) e a madrugada deste sábado (2), deixou diversos bairros alagados. A média prevista para todo o mês de janeiro é entre 250 e 300 milímetros e nas últimas 24 horas foram registrados 170 milímetros de chuvas.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal informou que a região central ficou alagada, desalojando seis famílias da rua Acre na manhã deste sábado, 02. As 16 pessoas foram levadas para o Ginásio de Esportes Tubão e, ainda pela manhã, foram encaminhadas para a EM Tancredo, onde devem permanecer até a melhora da situação. Não houve feridos.

Publicidade

Os bairros mais prejudicados pelas chuvas foram Estufa l, Parque Vivamar, Sumaré e Sumidouro onde também diversos carros ficaram quase totalmente submersos. A Prefeitura já emitiu uma nota solicitando à população que puder colaborar com doações deve levar os itens solicitados ao Ginásio Tubão ou à EM Tancredo.

Alguns bairros ainda seguem alagados e o abastecimento de água foi comprometido. De acordo com a Sabesp, o tratamento de água foi interrompido devido à quantidade de galhos, lama e pedras que bloquearam as captações de água após as fortes chuvas que atingiram a região.

A Companhia opera de forma reduzida e equipes trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento, lembrando que imóveis sem caixa d’água podem sofrer desabastecimento. O fornecedor pode levar 12 horas para estar totalmente recuperado.

A Sabesp informou, ainda, que os bairros atingidos em Ubatuba são: Coquerais, Barra Seca, Bela Vista, centro, Carolina, Domingas Dias, Enseada, Estufa I e II, Figueira, Flamengo, Flamenguinho, Horto Florestal, Iperoig, Ipiranguinha, Itaguá, Jardim Samambaia, Lázaro, Marafunda, Mato Dentro, Morro das Moças, Pedreira, Perequê Açu, Perequê Mirim, Ponta das Toninhas, Ponta Grossa, Parque dos Ministérios, Praia Grande, Praia Vermelha, Ressaca, Saco da Ribeira, Santa Rita, Sesmaria, Sumidouro, Sununga, Taquaral, Tenório, Toninhas, Usina Velha, Vale do Sol, Balneário Santa Cruz, Lagoinha, Maranduba, Sapê, Sertão da Quina e Vila Maria.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Coleta de lixo afetada

A Prefeitura ainda solicita compreensão e colaboração popular com relação à coleta de lixo, que sofreu impacto. Devido à interdição da ponte que dá acesso ao transbordo, a empresa responsável teve dificuldades para descarregar os caminhões, o que aconteceu quando o nível da água do rio diminuiu.

O serviço já foi normalizado ainda pela manhã.

Desafio

Este é o primeiro grande desafio da prefeita Flávia Pascoal, que está preocupada com a situação das pessoas atingidas pelas chuvas e convocou sua equipe para uma reunião de urgência na Prefeitura às 14 horas para continuar prestando atendimento e controlando a situação na cidade.