Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos testa 180 pessoas em situação de...

Prefeitura de São José dos Campos testa 180 pessoas em situação de rua

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, já testou 180 pessoas em situação de rua para hepatite virais, sífilis e HIV.

Até o momento, 15 pessoas apresentaram resultado positivo para uma ou mais infecções. Todas foram encaminhadas para tratamento na rede pública de saúde.

Cuidado

Naturalmente mais expostos a infecções e a doenças, a população de rua passou a contar com a assistência de enfermeiros desde o último dia 15. O intuito é orientar sobre prevenção, fazer o teste rápido naqueles que aceitarem, encaminhar os casos positivos para tratamento, bem como minimizar a possibilidade de transmissão destas infecções entre eles.

O morador de rua Emerildo, que vive e trabalha como engraxate há algum tempo na praça Cônego Lima, na região central, aprovou o trabalho e ressaltou a importância da adesão ao teste. “Tem muita gente que tem e não sabe. A Prefeitura tem que fazer isso em todos os lugares e se for preciso, eu até ajudo a convencer”, conclui.

Inicialmente, a abordagem feita pelos profissionais de saúde, assim como a realização dos testes integra campanha Fique Sabendo, criada em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado no dia 1º de dezembro para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, das formas de apoio e tratamento destas doenças.

No entanto, a expectativa é de que a presença dos enfermeiros seja permanente nas equipes de abordagem, tendo em vista que este público está exposto também a outras patologias.

Abordagem de saúde

A abordagem feita pelos enfermeiros divide-se em dois momentos: o acolhimento, quando a profissional conversa e explica sobre como ocorrem as infecções e também sobre a prevenção. Na sequência, caso o atendido esteja de acordo, será feita da testagem rápida para as infecções.

Os casos positivos serão encaminhados para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Referência Moléstias Infecciosas (CRMI).

Os profissionais de saúde atuarão em conjunto com as equipes da assistência social das 11h30 às 23h30.

Covid-19

No mês de maio, a Prefeitura de São José dos Campos realizou a testagem em massa da população de rua. Na ocasião foram realizados 103 testes, apenas uma pessoa testou positivo para a doença e foi encaminhada para isolamento num dos espaços criados pela administração para atender este público.

153

O serviço de assistência social à população começa pelo Apoio Social ou Centro Pop. A população pode ajudar a Prefeitura a cuidar destas pessoas ligando no 153.

Publicidade