Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba lança Programa Cidade Inteligente

Prefeitura de Pindamonhangaba lança Programa Cidade Inteligente

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Pindamonhangaba lança o Programa Cidade Inteligente, iniciativa que implementará o conceito Smart City. São pilares do programa: Economia, Mobilidade, Pessoas, Governança, Meio Ambiente e Qualidade de Vida.

Segundo a união Europeia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Publicidade

De acordo com o secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso, que está à frente do Programa Cidade Inteligente, com a iniciativa serão racionalizados os recursos da prefeitura para a criação de um ambiente favorável à inovação, possibilitando assim um salto no crescimento tecnológico de Pindamonhangaba, fomentando o desenvolvimento e economia.

Responsável pelo planejamento e idealização do programa, Velloso explica que o Programa Cidade Inteligente agrupa os seguintes projetos: Rede de dados de alta velocidade, Wi-fi nas escolas, Wi-fi púbico, câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes, cinturão de segurança, aumento da malha de conectividade, conectividade móvel, desburocratização, segurança da informação, câmeras cidadão, Meu Pet, mobilidade, ouvidoria digital, centro de segurança integrado, Inteligência Artificial no monitoramento, educação inteligente, saúde informatizada e humanizada, telemedicina, atendimento eletrônico e totens interativos.

O prefeito dr. Isael Domingues tem como base de sua gestão três pilares: cidade moderna, humana e tecnológica. Para ele, o investimento em tecnologia, além de gerar economicidade, propicia inovação, empreendedorismo, integração internacional, colabora com a capacitação profissional, resultando em sustentabilidade e qualidade de vida para a população.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Conheça cada um dos projetos do Programa Cidade Inteligente:

Rede de dados de alta velocidade – Upgrade em todos os links de fibra ótica dos prédios públicos com monitoramento pró ativo, possibilitando que isso seja expandido para os cidadãos.

Wi Fi escolas – Manutenção e evolução tecnológica de todos os Wi Fi das escolas, que trabalhara em conjunto com notebooks de professores e lousas digitais de última geração.

Wi Fi público – Implementação de Novos pontos de Wi Fi Gratuitos ao ar livre e prédios da prefeitura com atendimento ao público. Totalizando 110 pontos, sendo 55 WI FI ao ar livre e 55 em prédios públicos.

Câmeras de monitoramento – Implementação de sistema inteligente de reconhecimento de imagens, implementação de cinturão de segurança com câmeras em todas entradas e saídas, implementação de câmeras em todas as praças de wi fi livre, implementação de câmeras em todos os semáforos. A primeira fase está em andamento com 800 câmeras aproximadamente até março/2021. Com mais 300 até o final de 2021.

Semáforos inteligentes – Implementação de semáforos controlados a distância com possibilidade de integração a sistemas inteligentes de controle de trafego.

Cinturão de segurança – Com a implementação de câmeras em todas entradas e saídas, serão interligados ao sistema Detecta, identificando automaticamente quaisquer veículos que entrarem ou saírem da cidade.

Aumento da malha de conectividade – Fomento de novas empresas de telecomunicação, previsto para início de janeiro com investimento da iniciativa privada a implementação de fibra ótica na zona rural.

Conectividade móvel – Implementação de dispositivos móveis para reconhecimento e desburocratização de licenças e alvarás, retornando assim rapidamente as demandas da sociedade.

Desburocratização – Revisão de processos da prefeitura, com treinamento e implementação de ferramentas de produtividade.
Segurança da informação – Implementamos em 2019 as políticas de segurança da informação, agora iremos evoluir para o tratamento de informações da LGPD.

Câmeras cidadão – Chamamento público para empresas de segurança objetivando o compartilhamento de imagens, aumentando ainda mais a quantidades de câmeras de monitoramento.

Mobilidade – Implementação de aplicativos para uso de taxis e regulamentação de aplicativos de transporte.
Meu Pet – Implementação da plataforma MyPetTrack, com informações de todos animais de estimação através de chips RFID e integração do ecossistema Veterinário.

Ouvidoria Digital – Consolidação das ferramentas de ouvidoria digital.

Centro de Segurança Integrado – Implementação do conceito de integração de forças de segurança em COI Controle e inauguração de 3 novos mini-COIs no Araretama, Moreira Cesar e Cidade Nova.

Inteligência Artificial no Monitoramento – Implantação de sistema de inteligência artificial no reconhecimento de faces e imagens com analise forense.

Educação Inteligente – Evolução da plataforma de educação com sistema de ensino a distância hibrido.

Saúde Informatizada e Humanizada – Automação da saúde com implementação de sistemas de agendamento de consultas, prontuário eletrônico, controle de medicamentos e exames, com previsão de início em março de 2021.

Telemedicina – Ampliação do uso da telemedicina com possibilidade de consulta de especialistas estabelecidos em qualquer parte do país para o cidadão de Pindamonhangaba.

Atendimento eletrônico e Totens Interativos – Implantação de atendimento eletrônico virtual através de CHATs e autoatendimento, plataforma de pagamento e negociação de tributos de forma eletrônica e totens em locais públicos para auxilio no atendimento. Garantindo assim toda a prefeitura atendendo 24 horas por dia, todos os dias.