Início Aparecida Celebrações natalinas marcam fim de ano no Santuário Nacional

Celebrações natalinas marcam fim de ano no Santuário Nacional

Foto: Thiago Leon /divulgação

Apesar de clima fraterno, missas contam com máscaras e distanciamento entre fiéis

O Natal é a segunda festa de maior importância para o calendário católico. Para celebrar a data, o Santuário Nacional preparou uma programação de missas que fazem memória do nascimento do menino Jesus. As cerimônias acontecem nos dias 24 e 25 de dezembro na Basílica de Aparecida (SP). Os ritos vão seguir o protocolo de prevenção à Covid-19.

Em todas as missas, a capacidade máxima será de três pessoas por banco. Durante as celebrações é obrigatório o uso de máscaras. O distanciamento entre os fiéis também deve ser mantido na entrada e saída do templo, feitas de forma controlada.

Publicidade

A mais tradicional das celebrações natalinas, a Missa do Galo, tem início às 20h do dia 24, no Altar Central da Basílica. Presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, a cerimônia recorda a noite da natividade de Cristo. A cerimônia será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação e pelas redes sociais do Santuário Nacional.

Durante o dia 25, outras seis celebrações lembram a data. Neste dia, a Missa Solene de Natal acontece às 9h. Ainda serão realizadas celebrações às 06h45, 12h, 14h, 16h e 18h. A programação do dia conta ainda com a Consagração a Nossa Senhora Aparecida, rezada às 15h na Basílica Velha.

Além do controle de acesso às celebrações, a visita ao presépio de Natal, neste ano montado no interior da Basílica, também acontece de forma controlada. A tradicional iluminação natalina da Basílica não foi realizada neste ano por causa da pandemia do coronavírus.

Fonte: Santuário Nacional