Início São José dos Campos Apadrinhamento afetivo faz encontro presencial nesta terça em São José dos Campos

Apadrinhamento afetivo faz encontro presencial nesta terça em São José dos Campos

Foto: divulgação/ PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos promover, nesta terça-feira (22), um encontro presencial entre padrinhos e afilhados afetivos. Na ocasião, ambos terão a oportunidade de interagir, criar e fortalecer os vínculos para a convivência que inicia.

Participarão do encontro que será realizado dentro do próprio abrigo: dois casais e dois adolescentes, além dos profissionais da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Todos os protocolos de distanciamento, uso de máscara e higienização serão cumpridos, tendo em vista preservar a saúde dos participantes.

O programa

Iniciado em São José dos Campos em 2017, o programa de apadrinhamento afetivo é coordenado pela Vara da Infância e da Juventude. Em 2020, o órgão passou a contar com a parceria da Prefeitura de São José dos Campos, bem como do Instituto Fazendo História, para auxiliar nas etapas de seleção e formação dos padrinhos.

Essa união de esforços facilitou o processo de inscrição, trouxe mais publicidade ao programa, ampliando as chances das crianças e dos adolescentes de receberem a atenção e o carinho dos padrinhos escolhidos.

Processo de formação

Para se tornarem padrinhos afetivos, os candidatos passaram por um processo de formação que começou em abril. Todas as reuniões foram feitas pela internet em por conta da pandemia da covid-19.

Nelas, os candidatos a padrinho foram orientados sobre os objetivos e critérios do programa, além de tirar dúvidas sobre o programa.

Inscrições

As inscrições para o programa foram realizadas em março e apresentaram um número expressivo. Cerca de 140 pessoas se inscreveram e 23 concluíram o curso de formação e estão qualificadas para se tornarem padrinhos, de acordo com a disponibilidade de crianças nos abrigos.

Publicidade