Início Pindamonhangaba Novo mosaico artístico traz mais valorização para a Bica da Galega em...

Novo mosaico artístico traz mais valorização para a Bica da Galega em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

O novo Mosaico Artístico da Bica da Galega, conhecida no passado como Chafariz da Galega, foi inaugurado oficialmente na manhã desta quinta-feira (17) revitalizando esse importante atrativo turístico de Pindamonhangaba.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Participaram do ato o vice prefeito Ricardo Piorino, secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma; adjunta da pasta, Ana Lúcia Gomes, vereadora Gislene Cardoso, vereador eleito Cal, artista Cláudia Blanco e população em geral moradora da região.

Publicidade
Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

O novo mosaico retrata a história e a finalidade para a qual a Bica da Galega era utilizada, revitalizando assim um importante atrativo turístico da cidade. A ação de revitalizar o espaço, localizado logo na entrada do bairro Campo Belo, é uma ação do Departamento de Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba.

A artista Cláudia Blanco e sua equipe participaram do ato e deram explicações sobre como o trabalho foi desenvolvido, recebendo cumprimentos pelo trabalho realizado.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

A ação teve participação da vereadora Gislene Cardoso que incentivou a realização. “O local agora está mais apresentável, melhor iluminado, futuramente receberá câmera de monitoramento e agora as pessoas poderão visitar e tirar fotos, assim como outros pontos que foram revitalizados pela atual gestão”, afirmou Gislene

Conhecido também como Chafariz da Galega, o local tinha uma pequena nascente de água potável situada no tradicional bairro Vila Nair, próximo ao leito da Estrada de Ferro Campos do Jordão..No passado, o local contava com um reservatório sempre cheio de água, escoando por uma bica, utilizado por lavadeiras e para parada de tropeiros que vinham para a região.

Presente no evento, a família Beraldo morava há pouco metros da Bica e testemunhou a importância da obra. “Aqui era um ponto de encontro, passamos nossa infância aqui, temos muita história aqui e estamos satisfeitos em ver o espaço valorizado como nunca foi antes”, afirmou o popular Boscão Beraldo.