Início Variedades Reta final: Curso Poliedro dá dicas para conquistar um bom desempenho na...

Reta final: Curso Poliedro dá dicas para conquistar um bom desempenho na Fuvest

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Prova é conteudista e exige preparo. Pela primeira vez, metade das vagas serão destinadas aos alunos de escolas públicas

Falta menos de um mês para a Fuvest! Reconhecida pelo seu alto grau de exigência, a prova acontece no dia 10 de janeiro (1ª Fase) e 21 e 22 de fevereiro (2ª Fase). Em meio a um ano atípico, de isolamento social, em que o protagonismo, a organização e o empenho dos alunos para manter o bom desempenho nos estudos foram ainda mais necessários, as tensões pré-vestibular podem ser ainda maiores, especialmente quando se fala de Fuvest, um dos mais concorridos do País.

Mas é o momento de focar em seus objetivos, confiar em todo o esforço feito ao longo do ano e demonstrar que a preparação valeu a pena. Para ajudar os estudantes na reta final para o exame, a equipe do Curso Poliedro oferece algumas dicas e recomendações para obter um bom desempenho:

  1. Busque o equilíbrio emocional

Conversar com os amigos e com profissionais de orientação educacional pode ajudar bastante, assim como praticar atividades físicas. Organize sua agenda incluindo alguma delas de forma regular. Também é importante não abrir mão dos momentos de descontração! Reserve um tempo para as pessoas de quem gosta e busque programações que proporcionem bem-estar.

  1. Não se compare com outros estudantes

Cada um deve fazer a sua parte, respeitando seu ritmo e entendendo que o processo não é perfeito. É importante ter o hábito de estudar todo dia, com organização e empenho, mas não criar expectativas e metas como, por exemplo, querer fazer todas as tarefas ou tirar uma determinada nota no simulado. “Pequenas variações do planejado podem acontecer e isso é normal. Mas, por termos criado a expectativa, nos decepcionamos. Um desgaste que poderia ser evitado. É preciso manter a vontade de fazer as suas atribuições, pois essa vontade é o seu motor”, afirma Guedes.

  1. Preserve seu corpo na véspera da prova

Procure não fazer atividades que exijam muito do corpo ou que apresentem algum risco de contágio por Covid-19. Busque ingerir alimentos leves, beba bastante água e tenha uma boa noite de sono. Procure manter uma postura otimista! Pensar positivo pode reduzir a ansiedade e proporcionar um melhor desempenho.

  1. Não mude a rotina!

No último mês de preparação, não é indicado que o aluno altere radicalmente sua rotina. Abrir mão dos estudos ou investir esforços muito maiores pode impactar no desempenho do estudante, seja pelo esquecimento do conteúdo ou pelo cansaço. O ideal é manter o ritmo empenhado ao longo do ano e aproveitar os dias para a revisão. Assim, pode entender possíveis pontos de defasagem e as habilidades conquistadas ao longo do período.

  1. Esteja preparado para a Redação

A Redação da Fuvest é considerada a mais difícil e exigente entre todos os vestibulares. A nota tem grande peso, equivalente a 40% da nota final do candidato. A grade de correção é rigorosa e poucos alunos alcançam a pontuação máxima. O texto, em formato dissertativo-argumentativo, requer a defesa de um lado. Não fique em cima do muro, pois isso pode levar à anulação do texto.

A correção é feita em três blocos:

  1. Adequação ao tema e desenvolvimento argumentativo.
  2. Estrutura, coesão e coerência.
  3. Estruturação sintática e tipo de linguagem utilizada no texto (aspectos gramaticais são avaliados rigorosamente).

Aproveite este momento de revisão de conteúdos para reforçar a preparação na redação!

Sobre o Curso Poliedro – Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Curso Poliedro tem nos resultados dos vestibulares a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2020, obteve pelo quinto ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 54 aprovados. Os alunos do Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (74 aprovados) e 1.578 aprovações no Enem/Sisu 2020 (todos os cursos). O Poliedro teve a maior aprovação do País na Medicina da Santa Casa (152 aprovados) em todas as chamadas, e, novamente, a maior aprovação do Brasil no ITA (52 aprovados), no IME (121 aprovados) e na AFA (179 aprovados). Para mais informações, acesse o site www.cursopoliedro.com.br

Publicidade