Início Variedades Grupos joseenses apresentam cultura tropeira paulista em teatro de miniaturas pela internet

Grupos joseenses apresentam cultura tropeira paulista em teatro de miniaturas pela internet

Foto: Melissa /Rahal divulgação
Publicidade

Projeto “Miragens na Caixa” será transmitido em lives realizadas por fanpages dos municípios participantes

Os grupos Teatro do Imprevisto (GTI) e Boneco Vivo, de São José dos Campos, retomam neste fim de semana as apresentações do projeto “Miragens na Caixa” pela internet. A iniciativa apresenta ao público histórias que retratam a cultura tropeira paulista, por meio da magia do teatro de miniaturas, também conhecido como teatro lambe-lambe.

Foto: Melissa /Rahal divulgação

As exibições vão ocorrer às 19h, a partir de fanpages oficiais de duas das 12 cidades da região que participam do projeto: sexta-feira, dia 4, na página do Portal Lagoinha, e sábado, na página do Espaço de Leitura e Artes Eugênia Sereno, de São Bento do Sapucaí.

Serão apresentadas quatro histórias distintas sobre as aventuras dos tropeiros no período do ciclo do ouro e do ciclo do café, cruzando com manifestações culturais e figuras folclóricas da região. As histórias ocorrem em caixas cênicas, com a manipulação de bonecos pelo elenco, mini-cenários, iluminação e trilhas sonoras que compõem a atmosfera colorida e imaginativa do teatro de miniaturas.

“Miragens na Caixa” foi lançado em outubro, com apresentação presencial no Museu Histórico e Pedagógico de Pindamonhangaba, seguindo os protocolos sanitários recomendados pelo Plano de Retomada das Atividades Culturais do Estado, e oficina online de teatro de miniaturas, com o artista bonequeiro Gustavo Guimarães, do grupo Ciclistas Bonequeiros, de São Paulo. Mesmo com a autorização de funcionamento de teatros, cinemas e museus, prevista na fase amarela do Plano São Paulo de Enfrentamento ao Coronavírus, cabe a cada município decidir sobre as apresentações do projeto. A preferência pelo formato digital, no entanto, tem sido predominante.

O projeto conta com recursos do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado (Proac) e ainda prevê exibições também no formato online nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, além de uma mostra digital com os trabalhos produzidos durante a oficina. Confira a relação de cidades previstas para o projeto: Areias, Silveiras, São José dos Barreiro, Bananal, São Bento do Sapucaí, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Jacareí, São José dos Campos (Distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo), Santa Branca, Pindamonhangaba e Lagoinha.

Foto: Melissa /Rahal divulgação

Serviços

Projeto “Miragens na Caixa” – Grupo de Teatro do Imprevisto/ Boneco Vivo

Dia 04/12, às 19h, fanpage Portal Lagoinha (https://www.facebook.com/portallagoinha)

Dia 05/12, às 19h, fanpage do Espaço de Leitura e Artes Eugênia Sereno, de São Bento do Sapucaí (https://www.facebook.com/espacodeleiturarte)

Redes sociais: Facebook.com/grupoteatrodoimprevisto e @grupoteatrodoimprevisto. Site: teatrodoimprevisto.wixsite.com/grupo

Publicidade