Início Pindamonhangaba Inscrições para castrações de cães e gatos começa nesta quinta para Goiabal...

Inscrições para castrações de cães e gatos começa nesta quinta para Goiabal e região em Pindamonhangaba

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Cepatas, realiza nesta quinta-feira (3) as inscrições para castração de cães e gatos na região do bairro Goiabal. Serão 100 vagas para moradores dos bairros: Goiabal, Shangri-la, Campinas, Campininha e Lago Azul do Goiabal.

As inscrições serão presenciais no centro comunitário do Goiabal (Avenida dos Cedros), das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. Para se inscrever o interessado deve apresentar: CPF, comprovante de endereço e cartão do Cadastro Único, pois será dada prioridade para famílias de baixa renda. Serão atendidos 2 animais por residência.

No dia 4, as vagas remanescentes serão abertas também somente para moradores do Goiabal pelo protocolo da Prefeitura, por meio do 1DOC (Atendimento Eletrônico) no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br. No momento da inscrição, o tutor do animal receberá o dia, horário e cuidados pré-cirúrgicos.

De acordo com informações da veterinária do Cepatas, Fernanda Mussi, a castração e microchipagem de mil cães e gatos será feita durante o próximo ano todo, sendo um bairro ou região atendidos por mês. A prioridade será para fêmeas.
“Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura serão microchipados. Isso significa que os animais serão monitorados através uma plataforma doada para a Prefeitura pela My Track Pet. É como se fosse o ‘gps dos cachorros’, em que o microchip está atrelado ao CPF do tutor. Assim, com o microchip, a Prefeitura tem condições de monitorar esse animal: se ele se perder, teremos mais chances de localiza-lo ou, se por alguma razão esse animal sofreu maus tratos ou foi abandonado, nós também vamos localizar o tutor responsável”, explicou a veterinária.

Ela explica que essa ação faz parte da reformulação do Abrigo de Animais, que agora é o Cepatas – Centro de Proteção e Tratamento de Animais – sendo a castração, a microchipagem, a Defesa Animal contra maus tratos, totalmente inseridas neste novo contexto.

“Agora, os animais contam com uma área muito mais adequada, com solário, protegidos do tempo, com medicação adequada e ficam preparados para serem adotados, sendo todos castrados e vermifugados, e nós ainda vistoriamos o local que receberá o animal e damos todas as orientações para que não haja maus tratos”, afirmou Fernanda Mussi.

Publicidade