Início Aparecida Presépio do Santuário trará elementos que recordam o povo brasileiro

Presépio do Santuário trará elementos que recordam o povo brasileiro

Foto: Thiago Leon/divulgação
Publicidade

A inauguração do Presépio será neste sábado (28) e segue montado até o dia 6 de janeiro, para visitação.

Neste fim de semana de abertura do novo tempo litúrgico da Igreja Católica, o Advento, o Santuário de Aparecida inaugura seu tradicional Presépio de Natal. A bênção acontece neste sábado, dia 28, às 19h, na Porta Santa da Basílica.

A novidade deste ano é que o Presépio estará montado dentro da Basílica. De acordo com o Prefeito de Igreja, padre Eduardo Ribeiro, o objetivo é resgatar a tradição de montar o presépio dentro da igreja, no silêncio do templo, para promover a oração. “Um presépio não é apenas uma encenação do nascimento de Jesus, mas uma imagem que deve nos ajudar a rezar e refletir o mistério da Encarnação.”

Padre Eduardo explica que o Presépio deste ano trará elementos mais abrasileirados, “para recordar e valorizar a nossa terra e o nosso povo, desde os indígenas”. Entre os detalhes da representação do nascimento de Jesus, o Prefeito de Igreja conta que estão:

Construções: Casebres e palafitas que representam a vida cotidiana das comunidades mais pobres;

Palmeira Pindorama: O nome significa “terra sem males”. Está relacionado com o litoral do Brasil, antes da chegada dos portugueses. Assim os índios se referiam a este País;

Santuário Nacional: Representa Cristo no meio de nós. Em Aparecida está a representação da Gruta de Belém, o local onde o Natal acontece todos os dias.

Diante do Presépio de Aparecida, os devotos são convidados a recordarem a necessidade do desapego das coisas materiais, para colocar no centro da vida o amor de Deus manifestado no Salvador. “Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se. Mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens…” (Fl 2, 6-7).

“A presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus que se manifesta na fragilidade de uma criança e no desapego, ao permitir que seu Filho nascesse de forma tão singela”, destacou o sacerdote.

Novena de Natal

Além do Presépio, o Santuário Nacional também realiza a partir do dia 10 de dezembro, a Novena de Natal de Aparecida. A celebração será realizada na Basílica Velha, das 19h às 19h35, e poderá ser acompanhada na TV AparecidaTV ao Vivo no A12, Facebook e YouTube do Santuário.

Clique aqui para conferir a programação completa para o fim de ano no Santuário e se organize para viver bem este tempo de oração em família.

Publicidade