Início Pindamonhangaba Trabalhadores da Novelis fazem 2ª paralisação em 15 dias pela Campanha salarial

Trabalhadores da Novelis fazem 2ª paralisação em 15 dias pela Campanha salarial

Foto: Gilson Leandro/ divulgação
Publicidade

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, fizeram mais uma paralisação pela Campanha Salarial nessa sexta-feira, dia 27. Outra paralisação já havia ocorrido 15 dias atrás.

Em assembleia, a categoria reprovou a atual condição, sem nenhum valor de abono salarial, e aprovou que o Sindicato dos Metalúrgicos intensifique as negociações.

De acordo com o dirigente sindical na Novelis, Odirley Prado, a direção da fábrica se recusa a negociar com a entidade.

“Ainda não teve negociação, nem resposta da empresa. A empresa continua batendo recorde de produção, não teve crise, não parou de produzir na pandemia. O trabalhador reivindica e sindicato vai na busca pelo abono salarial”, disse.

Desde julho, a categoria também discute problemas na PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.300 pessoas em Pinda. Ela é subsidiária da Hindalco, a maior empresa do grupo indiano Aditya Birla.

Nota da Novelis

A Novelis informa que o Sindicato dos Metalúrgicos promoveu uma breve manifestação no turno das 7h da fábrica de Pindamonhangaba, nesta sexta-feira, 27 de novembro. O movimento, no entanto, não impactou as operações da empresa.

Com a pandemia decorrente do novo coronavírus, alguns ajustes foram necessários por parte da empresa face à nova realidade de queda temporária de demanda. A empresa priorizou a manutenção de todos os postos de trabalho e não recorreu à possibilidade de redução salarial. Após negociações envolvendo representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, a Novelis, inclusive, decidiu manter o Programa de Participação nos Resultados (PPR). A reinvindicação pelo pagamento do abono salarial, no entanto, não foi validada pela empresa.

A Novelis reitera seu compromisso com seus profissionais e com a sociedade, respeita as atividades desenvolvidas pelos sindicatos de classe, prezando o diálogo transparente entre as partes e se coloca à disposição para outros esclarecimentos.

Publicidade