Início Pindamonhangaba 1º Festival de Fotografia de Pinda disponibiliza palestras online e exposição fotográfica...

1º Festival de Fotografia de Pinda disponibiliza palestras online e exposição fotográfica presencial na cidade

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

FOTOMANTIQUEIRA promoveu uma série de bate-papos virtuais com fotógrafos, um concurso fotográfico com prêmios e uma exposição fotográfica para a cidade

O Festival de Fotografia Mantiqueira, FOTOMANTIQUEIRA, em sua primeira edição, aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro e trouxe uma programação cultural online com palestras, bate-papos e concurso cultural. Como resultado, o festival apresenta a partir dessa segunda-feira, 23, uma exposição gratuita na cidade de Pindamonhangaba.

Imagem: reprodução/Divulgação

Com “sede afetiva” na cidade, já que em função da COVID-19 o evento foi realizado, o festival trouxe como reflexão para essa primeira edição, “o que você está fazendo com a fotografia? Ou melhor, o que a fotografia está fazendo com você? Quais os caminhos que podem ser escolhidos pelo fotógrafo e como a fotografia pode ser uma ferramenta de preservação da cultura”.

Imagem: reprodução/Divulgação

A partir desse tema, o festival organizou bate-papos com profissionais da área para falar sobre fotografia nas seguintes áreas: Inovação, Eventos e Fotografia de Família, Fotografia de Rua e Fotojornalismo, Fotografia com Celular e Retratos. Os profissionais que participaram foram: André François (ONG ImageMagica), Tadeu Vilani, André Feltes, Erasmo Ballot, Raquel Brust (projeto Giganto), Bruno Liba e Marina Cavalheiro (Flor Azul Fotografia). Todos os papos estão disponíveis no canal do Youtube do festival: https://www.youtube.com/channel/UCFQhiOGsNagnMrRW2vXesiA

Imagem: reprodução/Divulgação

A proposta do FOTOMANTIQUEIRA, organizado pelo Coletivo 4JECAS, é incentivar pessoas que tem interesse nesse tipo de arte a aprofundar seus conhecimentos, inspirar novos artistas a mostrarem sua produção artística para diferentes públicos e despertar a consciência da importância da preservação da imagem e memória.

Imagem: reprodução/Divulgação

A longo prazo, o festival deixará como legado o apadrinhamento do Centro de Memória Visual (Fototeca), no qual estão registrados e organizados todos os conteúdos imagéticos relacionados à cidade de Pindamonhangaba. Uma campanha de doação de imagens está aberta até o final do ano para receber fotografias antigas de Pinda e região. Os interessados a enviar registros podem mandar email para fotomantiqueira@gmail.com.

Imagem: reprodução/Divulgação

Concurso Fotográfico e Exposição
Inspirado pelo tema do festival, o concurso selecionou 5 imagens para a categoria AMADOR e 5 imagens para a categoria PROFISSIONAL. Tivemos mais de 200 inscrições de todo o país. Todas as fotografias ganhadoras estão em exposição no Parque da Cidade, em Pinda, até o começo do ano que vem.

Sobre Coletivo 4JECAS
O Coletivo 4JECAS é formado pela fotógrafa e produtora cultural Camila Pastorelli, fotógrafo Beto Salgado, fotógrafo Claus Lehmann e pela designer e diretora de arte Márcia Higuchi. Todos os integrantes têm suas raízes no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, mais especificamente a cidade de Pindamonhangaba, e se juntaram com o propósito em comum de produzir atividades culturais para o interior de São Paulo.

Serviço:
Festival FotoMantiqueira
Todas as palestras podem ser acessadas aqui: https://www.youtube.com/channel/UCFQhiOGsNagnMrRW2vXesiA

Exposição FotoMantiqueira
Local: Parque da Cidade – Pindamonhangaba/SP
Período: 23/11/2020 a 07/01/21

Facebook: https://www.facebook.com/fotomantiqueira
Instagram: https://www.instagram.com/fotomantiqueira/

Publicidade