Início São José dos Campos São José dos Campos: “Conversas em Rede” discute dramaturgia e estética performativa...

São José dos Campos: “Conversas em Rede” discute dramaturgia e estética performativa nas plataformas digitais

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Equipe artística do projeto Selvagens, de São José dos Campos, traz reflexões e desafios da produção artística em tempos de covid-19

Dos palcos para as plataformas digitais. Desde o início da pandemia de covid-19, em março, produtores e artistas se reinventam, se adaptam e criam novas possibilidades de se relacionar com o público. Mostrar um pouco desse processo motivou a criação do “Conversas em Rede”, ciclo de discussões e reflexões promovido pelo projeto Selvagens, de São José dos Campos, e que realiza nesse sábado, a partir das 21h, pelo Zoom, o segundo de seus três encontros.

Artistas e pesquisadores do projeto, que está em cartaz aos finais de semana com o “ExperimentosSelvagens.br”, também pela internet, interagem ao vivo com o público.

O tema de “Conversas em Rede” será “Escrituras cênico-digitais: conversa entre a dramaturgia e a direção na estética performativa” e contará com a participação da dramaturga Camila Damasceno e da diretora teatral Fabiana Monsalú. A atriz Simone Sobreda, que integra o elenco do projeto Selvagens, será a mediadora. O encontro começa logo após a exibição de ExperimentosSelvagens.br (20h), pelo canal Fuxico na Rede, no YouTube. Para acessar o bate-papo, de mobiles, notebook ou desktop, basta clicar no link da sala

https://us02web.zoom.us/j/86058358965, a partir das 21h.

O projeto Selvagens é uma iniciativa multiplataforma composta por série de podcasts (Vozes) e webdoc (Selvagens), que abordam a percepção da loucura pela sociedade contemporânea, e experimento performático audiovisual. A produção conta com recursos do Fundo Municipal de Cultura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Mais informações: www.projetoselvagens.wixsite.com/2020 , facebook.com/projetoselvagens, @selvagensprojeto (Instagram) e Selvagens projeto (YouTube).

Sobre as convidadas

Camila Damasceno é dramaturga do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica. Doutoranda em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestra pela mesma instituição, sob orientação do Prof. Dr. Matteo Bonfitto. Dramaturga formada pela SP Escola de Teatro (2013) e jornalista graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Desenvolve pesquisa no campo da dramaturgia em diálogo com outras manifestações artísticas e com a filosofia. Atua também como docente e arte educadora.

Fabiana Monsalú é diretora, atriz, pesquisadora, curadora e formadora. Doutoranda em Estudos Teatrais e Performativos na Universidade de Coimbra/Portugal; mestre em Artes Cênicas pela USP. Licenciada em teatro pela UFBA. Fundadora da CompanhiaDaNãoFicção (2007). Criadora do método TCH no Brasil e autora do Livro “O Corpo Híbrido do Ator: do treinamento à organicidade para outras possibilidades da cena” e uma das Autoras do Livro “Grotowski: Estados Alterados de Consciência”. Dirigiu mais de 19 espetáculos e atuou em mais de 20 espetáculos. Recebeu importantes prêmios, estando entre eles o de melhor direção e melhor espetáculo- Prêmio Braskem de Teatro da Bahia, com a peça “A Casa de Bernarda Alba”. Indicação pela 11ª Quadrienal de Praga pela pesquisa da arquitetura cênica do espetáculo “Silêncio”. Prêmio de coprodução internacional pelo espetáculo “Ela-Lugar que Chove Dentro”/ Brasil, Uruguai e Espanha.

SERVIÇO

– “Conversas em Rede” – 2º dia – 21/11 – 21h. Tema: “Escrituras cênico-digitais: conversa entre a dramaturgia e a direção na estética performativa”. Artistas: Camila Damasceno e Fabiana Monsalú.

Mediação: Simone Sobreda Link da sala: https://us02web.zoom.us/j/86058358965

– ExperimentosSelvagens.br, com direção de Fabiana Monsalú e assessoria em dramaturgia de Camila Damasceno -de 6 a 29/11, pelo canal Fuxico na Rede, no YouTube. Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h. (O conteúdo é retirado do ar depois de cada exibição).

Publicidade