Início Variedades Instituto CCR promove a conscientização de crianças sobre a história de personalidades...

Instituto CCR promove a conscientização de crianças sobre a história de personalidades negras em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Publicidade

Programa Caminhos para a Cidadania sugere que pais, responsáveis e educadores trabalhem a reflexão sobre o papel dos negros na história do país

O programa Caminhos para a Cidadania, realizado pelo Instituto CCR, desenvolveu atividades para que professores de 1º a 5º ano, pais e responsáveis mostrem às crianças personalidades negras que, muitas vezes, são deixadas de lado nos livros de história.

A proposta quer incentivar os educadores a desenvolverem reflexões sobre o papel e a luta dos negros, desde a escola fundamental. Na via Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.

Com o intuito de iniciar pequenos debates sobre o assunto, o Caminhos para a Cidadania  propõe  atividades disponíveis, no site do programa, mostrando aos pequenos histórias de vida que trazem reflexão sobre diversidade e consciência antirracista à educação.  A pesquisa sobre pessoas negras que foram notáveis em diversas áreas, como ciência, esporte, na literatura e moda, por exemplo, fará com que as crianças descubram em detalhes as histórias dessas personalidades. A discussão do tema também ajudará as crianças a entenderem os preconceitos enraizados na sociedade e que já foram enfrentados por essas pessoas, ao longo da carreira.

“Nossa ideia é mostrar que desde a infância é possível iniciar a discussão desse tema que é tão presente na nossa sociedade, mas ainda pouco debatido”, explica Ariane Teles, responsável pelo Caminhos para a Cidadania. “Ainda há muita luta para que seja possível alcançar uma educação antirracista, em que os negros também tenham espaço na história e as crianças possam se ver representadas independentemente de sua cor”, ressalta a responsável pelo programa.

Como informação complementar, o Caminhos para a Cidadania também apresenta uma lista de autoras brasileiras marcantes (todas mulheres e negras), que pode enriquecer a atividade. Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras autoras negras publicadas no Brasil, e Conceição Evaristo, conceituada autora contemporânea, estão entre os grandes nomes destacados.

O material completo está disponível a todos os profissionais da educação, pais e responsáveis através do link https://bit.ly/EducaAntirracista.

Mais sobre o Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até 2019, foi direcionado aos alunos do 4º e 5º anos e, em 2020, estendeu suas atividades aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site (www.caminhosparaacidadania.com.br) conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. Na via Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.

Sobre o Instituto CCR: O Instituto CCR, fundado em 2014, é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas –  e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões . Com foco em inclusão social, saúde e educação, o Instituto CCR já beneficiou comunidades no Brasil e no exterior, em locais onde as concessionárias da companhia atuam. Desde a sua criação, já foram gerenciados R$ 151 milhões, e, somente em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas em 152 cidades, no Brasil e no exterior. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 24 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.

Publicidade