Início Pindamonhangaba Procon de Pinda orienta consumidores sobre compras na Black Friday

Procon de Pinda orienta consumidores sobre compras na Black Friday

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Conhecido como um evento em que estabelecimentos comerciais promovem descontos e promoções aos seus clientes, a Black Friday acontecerá neste ano no próximo dia 27 de novembro, última sexta feira do mês. O Procon de Pindamonhangaba orienta os consumidores para aproveitarem a data de forma consciente e responsável.

A ação que acontece pode ser uma boa oportunidade para comprar por um bom preço aquilo que precisamos ou desejamos. Mas para quem tem interesse é preciso desde já colocar em prática algumas atitudes simples.

O Procon de Pindamonhangaba recomenda ao consumidor pesquisar com antecedência sobre o produto ou serviço de seu interesse (características, funções etc.) e verificar qual o preço que está sendo praticado hoje no mercado. O consumidor pode, inclusive, fazer um print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento, deste modo, ele terá como acompanhar a evolução e comprovar os valores para eventual questionamento.

“Fazendo isso com antecedência, na hora da Black Friday, pode-se avaliar se o preço é de fato promocional. É possível ainda, contar com aplicativos e sites de comparação de preços”, afirmou o diretor do Procon na cidade, Fábio Ferreira.

Segundo ele, procurar com antecedência informações sobre o evento e as marcas que irão participar também garante uma boa organização na hora da compra. Para consultar sobre um produto/serviço deve-se sempre acessar os canais oficiais; clicar em links de ofertas recebidos por e-mail ou redes sociais não é seguro.

Confira outras orientações do Procon sobre o consumo na Black Friday
LIMITE DE GASTOS: Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e que estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento. 

ENTREGA E TROCA: Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa, são atitudes que ajudam a evitar problemas.

FRETE: O valor do frete também é algo que deve ser observado – se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.

COMPRAS ON LINE: Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento). Ao fazer a compra online, é muito importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.

ATENÇÃO AOS DETALHES: Antes de qualquer compra online, é importante fazer uma consulta à lista “evite estes sites” do Procon-SP https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

VITRINES: Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e números das parcelas.

O Procon ressalta que para compras feitas fora do estabelecimento comercial (site, telefone, domicílio), o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Atendimento 

O Procon está localizado na Avenida Albuquerque Lins, 138 – São Benedito, atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, somente com agendamento. O atendimento pode ser feito por telefone: 3643-4099 (para agendamento e informações), pelo whatsapp: 98298-1285 (somente mensagens), pelo e-mail: procon@pindamonhangaba.sp.gov.br ou pelo protocolo digital da Prefeitura, através da Plataforma 1DOC, acessando o site da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Publicidade