Início Caçapava Macaco em extinção é apreendido pela Polícia Ambiental em Caçapava

Macaco em extinção é apreendido pela Polícia Ambiental em Caçapava

Foto: divulgação/Polícia Ambiental
Publicidade

Na tarde desta quarta-feira (18), a Polícia Ambiental apreendeu um macaco prego em extinção, em Caçapava. Outras três aves também foram encontradas pelos policiais, todas com notas fiscais irregulares.

Foto: divulgação/Polícia Ambiental

De acordo com a PM, a ocorrência teve início em Natividade da Serra. Após receberem denúncia de animais mantidos em cativeiro, policiais foram até o local coitado e encontraram duas araras e um tucano.

Foto: divulgação/Polícia Ambiental

Depois de conversarem com o responsável pelo local durante a fiscalização, os policiais foram informados que o macaco estaria com seu proprietário na cidade de Caçapava. Uma segunda equipe foi até o local indicado e conseguiu localizar o animal.

Foto: divulgação/Polícia Ambiental

Notas fiscais foram apresentadas aos policiais, mas, após consulta a equipe constatou que elas foram emitidas com datas posteriores ao fechamento da empresa.

As ocorrências foram apresentadas cada uma na cidade dos flagrantes, Natividade da Serra e Caçapava.

O homem foi multado pela Polícia Ambiental em R$ 6,5 mil e vai responder por crime ambiental. As notas foram apreendidas e encaminhadas à perícia. Os animais foram destinados ao órgão ambiental competente.

O macaco-prego-do-peito-amarelo (nome científico: Sapajus xanthosternos) é uma espécie de macaco-prego, um macaco da família Cebidae. Ocorre no centro-leste do Brasil, ao sul e leste do rio São Francisco, até o sul do rio Jequitinhonha, nos estados da Bahia, Minas Gerais e Sergipe.

Publicidade