Início São José dos Campos Mexa-se: professor da Anhanguera dá dicas para gostar de exercícios

Mexa-se: professor da Anhanguera dá dicas para gostar de exercícios

Ronaldo Vilela Barros - Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Coordenador do curso de Educação Física ressalta importância de praticar atividades físicas

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da Anhanguera de São José dos Campos, Ronaldo Vilela Barros, mestre em Educação Física na área de concentração em Biodinâmica do Movimento Humano, há evidências de que o isolamento proporcionou gradativa elevação do aumento da gordura corporal, principalmente nos primeiros meses, em que a maioria das pessoas teve que se adaptar a um novo estilo de vida e hábitos, até então, não vivenciados.

O especialista destaca que, apesar do impacto durante a pandemia ter ocorrido diante de um contexto multifatorial, como ansiedade associada ao descontrole alimentar, a inatividade e a falta de exercícios certamente contribuíram para os resultados.

Barros afirma que a prática de atividade física é fundamental para o controle do peso corporal. Ele explica que muitos associam a contribuição do exercício físico somente com a questão do gasto calórico obtido durante as sessões de treinos, mas à medida em que a pessoa mantém a assiduidade no treinamento, o corpo passa a ter adaptação crônica com elevação do condicionamento aeróbio e maior capacidade de fazer movimentos.

Parece simples, mas muitas pessoas sequer se arriscam na caminhada. “É preciso ter disciplina e consciência para se automotivar e fazer, pelo menos, caminhadas básicas de duas a três vezes por semana”, diz.

O especialista orienta a começar com caminhadas leves e após este hábito virar rotina, ir acrescentando um pouco mais a cada dia até conseguir fazer um programa mais completo de exercícios e pegar gosto pela atividade.

A dica de ouro para começar, de acordo com o coordenador da Anhanguera, é acreditar na transformação da saúde diante da força de vontade em buscar hábitos saudáveis. “Ter consciência de que nosso corpo e a saúde dele são essenciais e nosso maior patrimônio. A maioria das pessoas sabe o que deve fazer, mas se autossabotam e procrastinam”, ressalta.

Ronaldo sugere que no início seja feita qualquer atividade física em que se sinta prazer. “Existe uma relação intima entre a prática de exercícios e a parte psicológica. Os fatores psicológicos são determinantes para a tomada de decisão em iniciar ou manter uma atividade física. Por outro lado, os resultados positivos estimulam fatores psicológicos como: melhora da autoestima e sensação de vigor. Não temos como separar o corpo da mente”, finaliza.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.  

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/ 

Sobre a Kroton

 A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e mais de 844 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br.

Publicidade