Início São José dos Campos Curso Poliedro indica estratégias para conquistar um bom desempenho no ITA

Curso Poliedro indica estratégias para conquistar um bom desempenho no ITA

Publicidade

Provas são conteudistas e exigem preparação especial. Diferente de outros vestibulares, conta com etapa de inspeção de saúde

A tão esperada prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está chegando! A primeira fase acontece no dia 22 de novembro, das 08h às 13h, e a segunda nos dias 08 e 09 de dezembro, das 08h às 12h. Reconhecido pelo alto grau de complexidade e ampla concorrência, o vestibular é considerado um dos mais difíceis do País.

O ITA é uma referência na área de engenharia, e a qualidade do cursos oferecidos pelo instituto é reconhecida no Brasil e no exterior, sendo que boa parte da qualificação conquistada é fruto de um processo seletivo rigoroso.

O estudante que deseja ingressar no instituto precisa conhecer profundamente os conteúdos do Ensino Médio, em todas as áreas, incluindo Línguas e Redação. Diferente dos vestibulares tradicionais, o ITA é dividido em duas etapas intelectuais e uma terceira parte de inspeção de saúde, que visa a verificar se o estudante está apto para cursar a grade da instituição.

A primeira fase é composta por 70 questões objetivas, sendo 15 de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 10 de Inglês. Já a segunda fase abrange dois dias de prova. No primeiro, 10 questões de Matemática e Química, e no segundo, 10 questões de Física e Redação. Tanto a primeira quanto a segunda fase demandam alto nível de exigência.

Para auxiliar os estudantes na reta final de preparação, a equipe da Turma ITA do Curso Poliedro oferece dicas e recomendações para que os estudantes conquistem um bom desempenho na prova. Confira:

• Atente-se às matérias de Inglês e Redação

Na primeira fase, todas as áreas do conhecimento têm o mesmo peso, exceto Inglês, que é um componente eliminatório. O aluno precisa acertar no mínimo 40% da prova para não ser desclassificado, mas o resultado não é contabilizado na média geral. Já na segunda fase, a Redação tem o mesmo peso das provas dissertativas de Matemática e Física. Assim, alunos que dominam a escrita têm maiores possibilidades de se destacarem no vestibular, afinal, a Redação equivale a 20% da nota total.

• Não se engane pela nota de corte

Na prova do ITA existe uma margem de erro para as questões. A nota de corte da última edição foi aproximadamente 6,5, mas, não se engane! Como as questões são complexas e há grande concorrência, uma nota como essa não significa que seja fácil entrar. É preciso estar preparado para todas as áreas de conhecimento.

• Prepare-se para a inspeção de saúde

O ITA conta com uma terceira etapa no vestibular, a de inspeção de saúde. É recomendado que o estudante leia atentamente o edital, que descreve cada procedimento realizado. Mantenha o equilíbrio entre os estudos, a saúde o bem-estar. Busque realizar atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e atente-se aos níveis de estresse. “Normalmente, neste momento, são requisitados exames de sangue, testes ergométricos, entre outros que demonstram a aptidão do jovem para a execução do curso”, explica Rodrigo Fulgêncio, diretor de unidades escolares do Poliedro.

• Leia o edital com atenção e reforce os estudos

O edital traz todas as informações relevantes sobre o exame: como é a prova, como a nota é calculada, qual é o peso de cada matéria, o prazo de inscrições e o que será cobrado. A recomendação é que leiam atentamente todos os tópicos para criar uma estratégia de reforço nos estudos.

O estudante deve prestar atenção no formato da prova, no número de questões e no tempo que terá para cada uma. É importante também ficar atento ao formato da redação.

• Faça a revisão e analise provas de anos anteriores

No Poliedro, os alunos reservam quatro semanas de revisão para a primeira fase e mais duas semanas para a segunda fase. É importante que o estudante deixe para revisar o conteúdo na reta final, assim, amplia as chances de já ter passado por todos os tópicos e evita ansiedades desnecessárias. Neste período, recomendamos que refaçam provas anteriores, que podem conferir maior entendimento acerca do estilo das questões e do formato do exame.

• Invista em um curso preparatório especializado

Como o vestibular do ITA é bastante concorrido e exige muito conhecimento dos alunos, é interessante que invistam em preparações especializadas que ofereçam maior domínio do formato da prova, exercitem questões recorrentes e confiram maior segurança ao aluno.

No Poliedro, há uma Turma ITA disponível nas unidades do Curso Poliedro em São José dos Campos e São Paulo e criada para os candidatos aos vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME) e demais importantes faculdades de Engenharia e da área militar. Com a segmentação, hoje, o Poliedro lidera aprovações nos vestibulares mais concorridos do Brasil. Em 24 anos de história, se consagrou como a instituição que mais aprova no ITA, somando 889 alunos aprovados neste período. Apenas no ano de 2020, das 120 vagas disponibilizadas, 52 foram conquistadas por alunos do Poliedro.

Estudo do Curso Poliedro mostra temas recorrentes no vestibular do ITA

Para auxiliar os alunos na preparação, o Curso Poliedro elaborou um material que ajuda os estudantes a entenderem a recorrência temática nas matérias de Exatas. A análise foi feita considerando as provas do período entre os anos de 2008 e 2019.

Confira a seguir uma lista com os cinco tópicos mais frequentes:

Sobre o Curso Poliedro

Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Curso Poliedro tem nos resultados dos vestibulares a comprovação de excelência de sua metodologia.

No Vestibular 2020, obteve pelo quinto ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 54 aprovados. Os alunos do Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (74 aprovados) e 1.578 aprovações no Enem/Sisu 2020 (todos os cursos). O Poliedro teve a maior aprovação do País na Medicina da Santa Casa (152 aprovados) em todas as chamadas, e, novamente, a maior aprovação do Brasil no ITA (52 aprovados), no IME (121 aprovados) e na AFA (179 aprovados).

Para mais informações, acesse o site https://www.cursopoliedro.com.br

Publicidade