Início Polícia Polícia Ambiental devolve onça-parda à natureza em Paraibuna

Polícia Ambiental devolve onça-parda à natureza em Paraibuna

Foto: divulgação/Polícia Ambiental
Publicidade

Na tarde deste domingo (8), a Polícia Ambiental devolveu uma onça-parda à natureza, em Paraibuna. Animal foi encontrado em uma propriedade nas proximidades da rodovia dos Tamoios, no bairro Vila Machado e devolvido em uma área de preservação.

Foto: Corpo de Bombeiros/divulgação

De acordo com informações, a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros foram acionados pelo proprietário do sítio que informou que o felino havia sido pego por uma armadilha.

Bombeiros do Programa Bombeiro Comunitário no município de Paraibuna, inaugurado dia 13 de outubro, se deslocaram para o sitio na quinta-feira, após serem comunicados pela família do sitio que a armadilha, deixada pela Polícia Ambiental, havia sido desarmada pela a onça, que comeu as iscas e fugiu. Na data de hoje, por volta das 8h o proprietário do local efetuou uma nova ligação informando que o animal havia sido finalmente capturado.

O proprietário também explicou que ouviu o barulho da armadilha desarmado por volta das 2h da madrugada e que somente ao amanhecer constatou o sucesso da captura.

Os moradores também contaram que a onça estava visitando a fazenda regularmente e desde o primeiro aparecimento dela e da mãe, mais de 22 galinhas da fazenda foram mortas.

O jovem macho foi avaliado pela médica veterinária Dra Maria Cristina Diniz Pinto e solto em uma área de preservação na região.

Foto: divulgação/Polícia Ambiental

A onça-parda ou puma, também conhecida como suçuarana é um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerado um predador oportunista. As fêmeas possuem uma gestação que dura entre 90 e 96 dias e geralmente nascem entre 3 e 4 filhotes, a cada 2 anos.

Publicidade